Leitura de edital determina planejamento de estudos

Por • Publicado em • Atualizado em
https://www.centraldeconcursos.com.br/noticias/2018/3/leitura-de-edital-determina-planejamento-de-estudos_3067.html
Documento traz todas as diretrizes para quem quer se preparar bem para os concursos públicos
Na edição desta semana do jornal O Amarelinho, foi publicada uma matéria com Viviane Rocha, professora da Central de Concursos, sobre quais são as perspectivas para a realização de concursos em 2018, quais órgãos devem abrir vagas e como se preparar da melhor maneira para os certames.
 
Confira, abaixo, a matéria na íntegra:
Viviane Rocha, professora da Central de Concursos
 
Parece óbvio, mas muitos não se ligam na importância de ler atentamente os editais de concursos públicos. Afinal, este documento traz todas as diretrizes e informações necessárias para os candidatos decidirem se vale a pena concorrer a uma oportunidade. Esta é a opinião da professora de técnicas e dicas de estudos na Central de Concursos, Viviane Rocha. “Costumo dizer para meus alunos que o edital é a disciplina mais importante a ser estudada”, acrescenta.
 
Além de informações sobre salários, requisitos, benefícios, inscrições e nomeação, o edital funciona também como um guia para quem quer planejar os seus estudos, pois destaca todo o conteúdo programático que servirá de base para a realização das provas. Porém, Viviane adverte. “É importante os candidatos saberem antecipadamente o conhecimento exigido pelos concursos públicos, antes mesmo de sair o edital, para se prepararem de forma mais adequada para os exames.”
 
Após buscar as informações detalhadas do edital, a especialista indica alguns passos para que o concurseiro possa se dar bem nos processos seletivos. Entre eles estão o estabelecimento de um cronograma de estudos, se servir de um bom material de apoio, buscar uma capacitação com metodologia que favoreça o processo de ensino e fazer muitos exercícios e simulados de questões de editais anteriores da banca organizadora do concurso. “A internet também traz muitas informações, mas é preciso ter a segurança de que são confiáveis”, complementa.
 

Perspectivas positivas

 
Segundo Viviane, o ano de 2018 começou com boas perspectivas para quem quer seguir carreira pública. Além de concursos já abertos em tribunais de justiça e regionais do trabalho, Sabesp e Ceagesp, entre outras instituições, há muitas vagas já autorizadas para órgãos como a Polícia Militar de São Paulo, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  “Há boatos de que em ano de eleição não são realizados concursos, o que não é verdade. O único impedimento é que não pode haver a tomada de posse do cargo, três meses antes e três depois do dia da votação. As outras etapas seguem normalmente”, alerta. 
 
Mesmo assim, o impedimento só vale na esfera em que é realizada a eleição. Neste ano, por exemplo, a posse não pode ser realizada em níveis estadual e federal, pois haverá eleições para governadores, deputados, senadores e presidente. “No âmbito municipal, porém, ela está liberada”, finaliza a professora.
 
Entre em contato:
Unidade República

República

(11) 4210-1360

Unidade Artur Alvim

Artur Alvim

(11) 2045-8800

Unidade Campinas

Campinas

(19) 3737-8800

Unidade Guarulhos

Guarulhos

(11) 2447-8800

Unidade Osasco

Osasco

(11) 2284-8800

Unidade Borba Gato

Borba Gato

(11) 5189-8800

Unidade Santo André

Santo André

(11) 4437-8800

Unidade Cursos Online

Cursos Online

(11) 3017-8813

Tags: edital , concursos , 2018 , jornal o amarelinho , viviane rocha

envie informações sobre: Leitura de edital determina planejamento de estudos imprima informações sobre: Leitura de edital determina planejamento de estudos

Cadastre-se

  • Receba informações sobre cursos, apostilas, eventos e promoções para os concursos CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - SP, PF - Polícia Federal, PM - Polícia Militar - SP, PRF - Polícia Rodoviária Federal e SABESP - Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SP