Mudanças na Previdência Social podem aumentar número de vagas no funcionalismo público

Por • Publicado em • Atualizado em
https://www.centraldeconcursos.com.br/noticias/2017/1/mudancas-na-previdencia-social-podem-aumentar-numero-de-vagas-no-funcionalismo-publico_2825.html
Os servidores em atividade entrariam com o pedido de aposentadoria antes do previsto, deixando novas oportunidades em aberto

A proposta de reformar a Previdência Social pode se tornar um fator favorável aos concurseiros. Espera-se que servidores na iminência da aposentadoria comecem a solicitar o benéfico antes do previsto, a fim de não serem prejudicados pelas regras mais rígidas que entrarão em vigor neste ano. Com isso, a reposição do funcionalismo público é garantida mesmo com o momento de contenção de gastos.

A oferta das oportunidades da área federal já foi melhor, visto que há cinco anos, as vagas apresentadas eram o dobro dos 20 mil cargos federais oficializados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, para preenchimento urgente no quadro de servidores federais. Mas 2014 e 2015 registraram quedas abruptas nas contratações da União.

Contrariando o discurso do ministro Dyogo Oliveira, que negava a abertura de novos concursos públicos para este ano, o orçamento federal de 2017 vem com mais 7 mil colocações, adicionadas no Congresso Nacional e ampliando a lista de 13 mil que o próprio Poder Executivo planejava. Segundo especialistas, o total de vagas que serão abertas pode subir a 30 mil na esfera federal.

Outro ponto importante da reforma é que além de abrir novas oportunidades, a lista de jovens com acesso privilegiado a boas escolas e universidades que pretendem prestar concursos visando apenas a aposentadoria pode diminuir.

A falta de concursos públicos nesses últimos dois anos, decorrente da instabilidade político-econômica do país, gerou um agravamento no deficit de funcionários federais. Entretanto, um cenário mais favorável já começa a ser apresentado no ano de 2017, com vários certames inclusos na LOA.

Apenas na Receita Federal do Brasil (RFB), o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, exigiu a abertura de cerca de 400 vagas. No Poder Legislativo, os concursos esperados são os da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Agências como Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também já estão com seus certames previstos.

Na LOA, as áreas da Justiça Federal estão com previsão de, pelo menos, 2,2 mil vagas novas e a área militar possui 10 mil oportunidades com recursos destacados. Os concursos públicos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estão com o edital em iminência.

Tags: loa 2017 , pf , prf , camara dos deputados , senado federal

envie informações sobre: Mudanças na Previdência Social podem aumentar número de vagas no funcionalismo público imprima informações sobre: Mudanças na Previdência Social podem aumentar número de vagas no funcionalismo público

Cadastre-se

  • Receba informações sobre cursos, apostilas, palestras e promoções para os concursos PF - Polícia Federal, PRF - Polícia Rodoviária Federal e RF - Receita Federal