Como estudar para concursos públicos?

Por • Publicado em • Atualizado em
https://www.centraldeconcursos.com.br/noticias/2016/10/como-estudar-para-concursos-publicos_2752.html
Planejamento e investimento em preparação, seja em cursos preparatórios, livros ou apostilas, são essenciais

Como estudar para concurso público

 

Todos que hoje são funcionários públicos e usufruem das diversas vantagens que a carreira pública proporciona, ao decidirem por algum cargo tiveram que iniciar sua preparação do zero. Criaram ritmo de resolução de provas, aprenderam disciplinas nunca antes estudadas, ou seja, passaram pelo processo que todos temos que passar ao escolher o funcionalismo público como nosso objetivo de vida.

Digo isso porque muitos candidatos ficam preocupados com o processo de preparação, quando na verdade devem simplesmente tomar a decisão de estudar para concursos públicos e ser disciplinado até que o sonho seja realizado.

Já que essa é uma dúvida de muitos candidatos, resolvi escrever este artigo.

 

Escolha do cargo e a banca organizadora

 

Para facilitar esse processo, faz-se necessário um planejamento rigoroso de tempo que será destinado aos estudos e investimento em preparação, seja em cursos preparatórios, livros ou apostilas. E, claro, disciplina, muita disciplina.

 

A escolha do cargo é fundamental, pois qualquer preparação deve ser focada e especializada de acordo com a realidade do concurso. Sendo assim, escolha um cargo e acesse o último edital, ou os últimos editais, para que você saiba os conteúdos e quantidades de questões que versarão sua prova.

Outro dado fundamental nesse processo inicial é saber que existem critérios de avaliação diferentes de acordo com as bancas organizadoras. Familiarizar-se com o estilo de provas será um grande diferencial na sua preparação.

 

Iniciando os estudos


Bom, com o cargo escolhido e conhecimento sobre a banca organizadora, é a hora de iniciar os estudos. Antigamente, não tínhamos a internet como apoio para procura e conhecimento sobre os diversos métodos de preparação, mas, vale lembrar, muita coisa na internet pode não estar atualizada e não direcionada para o seu concurso. Por isso, vale a pena buscar auxílio conversando com servidores que já passaram por todo esse processo, em cursos especializados ou assistindo aos depoimentos de candidatos aprovados nos últimos concursos.

Outro ponto a esclarecer é que você não precisa largar o seu trabalho ao iniciar os estudos. Você pode até chegar à essa conclusão, mas isso deve ser feito de forma planejada e com uma reserva financeira que possibilite você prosseguir na sua preparação.

Muitos candidatos optam por cursos preparatórios, com professores especializados em concursos públicos que dão o direcionamento sobre as disciplinas e sobre a organizadora do seu concurso. Os cursos preparatórios especializados têm muitos benefícios, pois, além do direcionamento necessário em cada disciplina, você consegue tirar suas dúvidas com os professores e sempre estará estudando conteúdos atualizados, que nem sempre estão disponíveis na internet.

Há candidatos que estudam sozinhos, por meio de livros ou vídeo-aulas. Caso opte por esse caminho, somente atente-se se a opção oferece condições para esclarecer todas suas dúvidas e se o material que será utilizado está atualizado, principalmente os temas ligados às legislações especiais e direito que são solicitados no seu concurso.

Inicie estudando as teorias das disciplinas mais básicas e mais familiares, nas quais você consegue uma boa absorção. Resolva sempre muitos exercícios para medir sua evolução em cada uma das disciplinas e faça muitos simulados. Simule o dia da sua prova, vivencie a realidade dos períodos e horários em que são realizadas as suas provas, sempre de acordo com as características da banca organizadora.

Muitos candidatos preparam-se para as provas objetivas de múltipla escolha e esquecem da prova discursiva, que hoje é exigida em grande parte dos concursos. Se no seu concurso cai redação, faça muitas, sempre de acordo com o que está descrito no seu edital. Atente-se aos critérios de avaliação, temas antes solicitados e quantidade de linhas.

Com o tempo, a absorção dos conteúdos lhe trará segurança e você passará a tornar-se competitivo. Comemore sempre sua evolução. Se você for entusiasta e motivado nessa fase, sua aprovação chegará mais rápido.

Você pode almejar um grande cargo, como o de Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, mas nada impede você de investir nos concursos intermediários, com grau de dificuldade menor, e conquistar uma certa estabilidade financeira e profissional. Tenha certeza que a sombra do desemprego prejudica em muito esse processo.

Eu sempre digo aos candidatos que me procuram que o processo de preparação para um concurso público tem início e fim para todos os que se dedicam. Ele inicia-se do zero e termina com a aprovação. Seja fiel ao seu sonho, seja disciplinado e busque superar-se a cada dia. Tenha a certeza de que o sucesso será somente questão de tempo.

 

*Artigo escrito por Jaime Kwei, Diretor da Central de Concursos

Tags: auditor fiscal , disciplina , estudar , preparaçao , receita federal , dicas , curso preparatório

envie informações sobre: Como estudar para concursos públicos? imprima informações sobre: Como estudar para concursos públicos?

Cadastre-se

  • Receba informações sobre cursos, apostilas, palestras e promoções para os concursos BACEN - Banco Central do Brasil, BB - Banco do Brasil, CFO - Curso de Formação de Oficiais - SP, Metrô - Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP, PC - Polícia Civil - SP, PM - Polícia Militar - SP, PRF - Polícia Rodoviária Federal, RF - Receita Federal e TRE - Tribunal Regional Eleitoral - SP
icone concurso

Concursos relacionados

icone curso

Cursos regulares relacionados

icone curso

Cursos On-line relacionados

icone palestra

Palestras relacionadas

icone noticia

Notícias relacionadas