Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 03/06/2016 15h14 - Atualizado em 01/08/2016 17h57
Quem pretende participar do segundo Exame de Suficiência de 2016, avaliação destinada aos profissionais que desejam obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), precisa correr: as inscrições terminam nesta quinta-feira, dia 4 de agosto. O valor da taxa é de R$ 110 e as inscrições podem ser realizadas pelo site da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) ou pelo site do CFC
 
O examinando que for membro de família de baixa renda e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode solicitar a isenção do pagamento no ato da inscrição e por meio do sistema, entre os dias 4 e 6 de julho, nos sites da FBC e do CFC.
 
A prova será aplicada no dia 16 de outubro, das 9h30min às 13h30min, em locais que serão divulgados no site da inscrição a partir das 17h do dia 3 de outubro.
 

Edital Exame de Suficiência CFC 2016

 
Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divilgou o edital do segundo Exame de Suficiência de 2016. Clique no link abaixo e confira o documento:
 
 

Curso preparatório Exame de Suficiência do CFC

 
A Central de Concursos, referência na área de concursos públicos, passa a oferecer curso preparatório presencial para o Exame de Suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), também conhecido como Exame de Suficiência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 
 
Coordenado pela Profa. Dra. Elionor Jreige Weffort, o curso tem como objetivo oferecer a melhor preparação do mercado para aqueles que vão prestar o Exame de Suficiência do CFC, propiciando ao aluno a oportunidade de rever os conceitos estudados no curso de graduação, de forma direcionada à resolução de questões. Com foco nos principais conteúdos e conceitos que são exigidos pelo exame, a ideia é conciliar sempre a teoria com a prática.
 
A partir de agora, este será o seu canal para informar-se sobre tudo relacionado ao Exame de Suficiência do CFC
 
Bom estudo!
 

Simulado Exame de Suficiência CFC/CRC

 

A Central de Concursos oferece, para alunos e não alunos, um simulado do Exame de Suficiência do CFC, composto por 50 questões objetivas, seguindo o modelo da prova.

 
O simulado ocorrerá somente na Unidade República, no dia 07/08 (domingo), das 9h às 13h. Clique aqui e saiba como garantir a sua participação.
 

Exame de Suficiência CFC

 
Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e o primeiro formato de avaliações durou até 2004, ano em que o Exame foi suspenso. Em 2010, foi instituído o projeto de lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46, retomando as avaliações.
 
De acordo com a nova Lei, os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão caso cumpram os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 
A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) é a instituição responsável pela aplicação do Exame. A prova possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (a, b, c, d). Para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 25 questões.
 
As disciplinas cobradas no Exame são: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria;  Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Língua Portuguesa Aplicada.
 

Últimas provas Exame de Suficiência CFC

 
A última edição do Exame de Suficiência foi realizada no dia 10 de abril e contou com 48.043 inscritos, dos quais 41.987 compareceram para fazer a prova. O índice de aprovação nacional foi de 41,86%, sendo aprovados 17.575 bacharéis.
 
Prova, gabarito e lista de aprovados na primeira edição do Exame de Suficiência 2016:
 
 
 
 
 
Confira todas as últimas provas do Exame:
 

1º Exame de Suficiência 2011

 

2º Exame de Suficiência 2011

 

1º Exame de Suficiência 2012

 

2º Exame de Suficiência 2012

 

1º Exame de Suficiência 2013

 

2º Exame de Suficiência 2013

 

1º Exame de Suficiência 2014

 

2º Exame de Suficiência 2014

 

1º Exame de Suficiência 2015

 

2º Exame de Suficiência 2015

 

CRC Jovem

 
Os Conselhos Regional e Federal de Contabilidade criaram a Comissão CRC Jovem, formada por representantes do CRC de cada Estado (no caso de São Paulo, CRC-SP), para manter uma relação mais próxima com os estudantes e profissionais recém-formados.
 
Esse programa para os novos contadores consiste em, basicamente, dar dicas e informações técnicas, incentivando a participação destes jovens no Exame de Suficiência, além de mostrar as oportunidades que mercado oferece.
blog

Outras Notícias