Conforme apurado pelo jornal Folha Dirigida, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende abrir novos concursos púbicos para os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) ainda este ano. De acordo com a Assessoria de Imprensa do TSE, alguns estados realizarão concursos para preencher as vagas indicadas pela Portaria nº 1.091/2018, que traz 144 cargos vagos nos tribunais da Justiça Eleitoral.
Divulgada em dezembro, a portaria alterou a publicação nº 671, de 2017, que suspendia o provimento de cargos na Justiça Eleitoral a partir de novembro daquele ano. Agora, com exceções, o preenchimento de vagas está sendo retomado.
Outro fator que indica a abertura de novos concursos para os tribunais eleitorais é a aprovação do Orçamento Federal de 2019,
já sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Do total de 48.224 vagas aprovadas, 1.240 serão destinadas à Justiça Eleitoral (TSE e TREs), sendo 370 para criação e 870 para provimento.
A notícia é boa especialmente para os interessados em concursos TREs. Os órgãos que não possuem concursos válidos poderão divulgar editais este ano, caso dos TRE-AL, TRE-AM, TRE-CE, TRE-MS, TRE-PA, TRE-RN e TRE-RO. Outros tribunais que realizaram concurso público mais recentemente já podem convocar aprovados, respeitando os limites da Portaria nº 1.091/2018. É o caso dos Tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro, Paraíba e Tocantins.
Confira, no quadro abaixo, a quantidade de vagas que Tribunal Superior Eleitoral pretende preencher em cada TRE: