Central de Concursos
  • Publicado em 05/08/2011 00h00
Como qualquer candidato ao serviço público, o interessado em carreiras policiais se aprofunda em conhecimentos teóricos a fim de driblar a concorrência na primeira fase dos exames. No entanto, muitos se esquecem de que para conseguir a aprovação nestas carreiras é necessário ter também um bom desempenho físico. Isso porque concursos importantes como os das polícias militar, civil, federal, rodoviária e do Barro Branco, em São Paulo, avaliam os candidatos a partir do Teste de Aptidão Física (TAF) em uma segunda etapa.

Segundo o especialista no assunto, Luiz Fernando de Lima, bacharel em Ciências Policiais, o objetivo do teste é verificar se o candidato possui as condições físicas mínimas exigidas para o bom exercício das atribuições destes profissionais. “Tanto as Forças Armadas quanto as Polícias possuem tabelas de pontuação e o candidato deve alcançar um mínimo para a aprovação”, comenta. No entanto,Lima alerta que das 100 mil pessoas que prestam o TAF todos os anos, 40% são reprovadas.

Para ele, esse percentual é alto. E a justificativa é que normalmente as pessoas não se preparam para os testes físicos. Além disso, Lima diz que os candidatos desconhecem ou esquecem que a melhoria das capacidades físicas exigidas nos testes depende de adaptações fisiológicas anteriores. Ou seja, o treino faz toda a diferença. Por isso, se você conseguiu a aprovação na primeira fase em uma das carreiras policiais e agora vai realizar o TAF, ouça a dica do especialista: “Diante do alto índice de reprovação, prepare-se”.


Prepare-se para o TAF

A Central de Concursos está com inscrições abertas para o curso que visa à aprovação dos candidatos ao TAF. O especialista Luiz Fernando de Lima, professor do curso, explica que as aulas abordam conhecimentos técnicos como a fisiologia do exercício e do treinamento desportivo. Isso tudo com muita calma. “Na primeira aula tratamos temas como mudanças de hábitos de saúde, principalmente no que diz respeito à alimentação”, conta Lima. Em um segundo momento é realizada uma avaliação física para verificar peso, altura e outras medidas. No transcorrer do curso são dadas aulas práticas em parques. São esclarecidas dúvidas importantes, como o tipo de calçado e o treinamento adequados para cada pessoa, com base em relatórios e planilhas individuais.


Serviço:


Unidade Centro

Rua Barão de Itapetinga, 163 - 6º andar Próximo ao Metrô República

Tel. (11) 3017-8800

blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias