• Por: Yuri Salso - Publicado em 14/06/2017 16h58 - Atualizado em 14/06/2017 17h00

Concurso diplomata MRE 2017

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), que tem sede no Palácio do Itamaraty, divulgou o edital do seu concurso público que visa ao preenchimento de 30 vagas para o cargo de diplomata.

A carreira de diplomata (terceiro secretário) exige nível superior em qualquer área de atuação e oferece remuneração inicial de R$ 16.935,40.

Os aprovados no concurso MRE farão um curso de formação do Instituto Rio Branco, em Brasília.

 

Inscrições


Os interessados poderão realizar suas inscrições no site da organizadora, o Cebraspe, entre o período de 23 de junho a 10 de julho. O valor da taxa de participação é de R$ 225,00 e deve ser paga via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Membros de família de baixa renda inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) podem solicitar isenção do pagamento da taxa durante o período de inscrições.

 

Processo seletivo


A primeira etapa do concurso MRE será aplicada em todas as capitais do país no dia 13 de agosto. Os candidatos realizarão uma prova objetiva com 73 questões sobre Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa e Noções de Economia.

Provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre de língua portuguesa (30 de setembro) e de língua inglesa (1º de outubro), serão aplicadas na segunda fase. Serão estabelecidas notas mínimas para que o candidato passe para o próximo estágio.

A terceira e última fase ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro e consistirá em avaliações discursivas sobre História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

Edital concurso diplomata MRE 2017

Outras Notícias