Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 26/04/2022 10h20 - Atualizado em 26/04/2022 11h24
8º episódio do Podcast Central do Concurseiro

Sabe aquela sensação de sair de uma prova com a certeza de ter acertado algumas questões e na hora de conferir o gabarito constatar que a resposta é completamente diferente? Assim como você, muita gente já caiu na cilada das perguntas com pegadinhas. Esse tipo de armadilha é muito comum nos concursos públicos para induzir os candidatos ao erro e eliminá-los da disputa acirrada por um bom emprego. Por isso, é imprescindível saber como fugir dessa emboscada.

No 8º episódio do podcast Central do Concurseiro, da Central de Concursos, vamos falar sobre como fugir das pegadinhas nas provas de Língua Portuguesa, disciplina que costuma ter um grande destaque nas provas de concurso público, recebendo até peso diferenciado e blocos exclusivos em alguns certames.

Para falar sobre o assunto, o jornalista Yuri Salso e a professora Viviane Rocha receberam a visita mais do que especial da queridinha dos alunos da Central de Concursos: a professora de Língua Portuguesa, Tatiane Felix. 

"Em todas as provas de Língua Portuguesa a pegadinha começa no enunciado. Quanto mais o candidato souber o que a questão pede, mais ele vai saber para onde o cérebro dele vai. De uma maneira bem resumida e objetiva, a dica para você não cair na pegadinha é entender o enunciado e fazer com que o seu raciocínio vá exatamente para aquilo que foi perguntado. Tem que ter foco no que foi pergutado na questão", afirma a professora.


Segundo Tatiane, a melhor maneira de treinar para escapar das pegadinhas é resolver questões de provas anteriores. "Tudo é texto, mas nem tudo é leitura. Às vezes a banca usa um texto enorme para fazer 10 questões. No entanto, essas 10 questões não são exclusivamente interpretativas. A estratégia é resovler primeiro as questões que são mais técnicas, que são gramaticas e que eu não preciso ler o texto todo. O examanidor coloca aquele texto enorme no início da prova porque sabe que vai desestabilizar o candidato".

Saiba como ouvir o Podcast Central do Concurseiro

Ouça agora mesmo o bate-papo na íntegra com a professora Tatiane Felix e todos os demais episódios do podcast Central do Concurseiro em uma das seguintes plataformas de distribuição de áudio e música:

Spotify;
Deezer;
Tunein
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias