Central de Concursos
  • Publicado em 04/04/2012 00h00
Um Agente da Polícia Federal é um servidor que pode trabalhar em qualquer parte do Brasil como também no exterior. Para essas situações há o concurso de remoção e o tempo de exercício da profissão no local será o critério.

Os profissionais tanto podem exercem suas funções na área administrativa como na criminal.

Área Administrativa – São responsáveis pela emissão de passaporte, controle imigratório, controle de estrangeiros que residem e permanecem legalmente no país, controle de armas, controle de produtos químicos que podem ser utilizados na fabricação de drogas ilícitas e controle da atividade de segurança privada.

Área Criminal – Atuam nas infrações penais que envolvem um bem, um interesse, um serviço da União, por exemplo, tráfico de drogas, contrabando e descaminho.

Os servidores que atuam nesse cargo consideram a profissão muito gratificante, ao mesmo tempo, devem ter aptidão para desempenhá-la, pois o concurso é constituído por uma segunda etapa que também é eliminatória e consiste no curso de formação. Durante esse período, o candidato passa por investigação social e desempenho físico que costuma reprovar de 5% a 10% dos candidatos, mas é também nesse período, que o candidato começa conhecer o que é o trabalho da Polícia Federal. O curso tem duração de quatro meses e meio, período que é feito o primeiro contato com a essência e o espírito do que é a organização, é o momento também de sedimentar amizades que vão durar pelo resto da vida.

O próximo concurso
Previsto para 06/5, o próximo concurso exige nível superior em qualquer área, oferece uma remuneração de R$ 7.818,00 incluindo alimentação. A carga horária é de 40 horas semanais e o contrato de trabalho é pelo regime estatutário o que garante estabilidade.

O concurso tem validade de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 e está oferecendo 500 vagas.
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias