Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 20/10/2017 15h14 - Atualizado em 20/10/2017 15h53
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de publicar mais um edital de concurso público, desta vez com 1.152 vagas temporárias para o cargo de recenseador.
 
As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
 
Segundo o IBGE, a distribuição das vagas foi feita levando em consideração as localidades que tiveram número de inscritos inferior à oferta de vagas no concurso encerrado ou com o cadastro de reserva esgotado. Vale lembrar este concurso é uma continuação da seleção com 24.984 vagas para o Censo Agropecuário 2017, encerrada no mês passado.
 

Cargo e remuneração

 
O cargo de recenseador pede apenas o nível fundamental de escolaridade e oferece ganhos mensais que podem chegar a R$ 3 mil, variando de acordo com a produtividade. 
 
Os contratos terão duração de até 5 meses, para uma jornada de trabalho de, pelo menos, 25 horas semanais
 

Inscrições

 
As inscrições neste terceiro concurso do IBGE, que também visa à realização do Censo Agropecuário 2017 – o primeiro edital ofereceu 1.039 vagas –, começam na próxima segunda-feira, dia 23, e vão até 6 de novembro.
 
Para se inscrever, o candidato deverá visitar um dos postos de inscrição do IBGE. A lista com os locais pode ser consultada no site do órgão. Não haverá cobrança de taxa de participação.
 

Processo seletivo

 
Por conta da urgência em contratar os novos profissionais – as coletas do Censo Agropecuário já estão em andamento -, a avaliação dos inscritos constará unicamente de Análise de Títulos, de caráter classificatório. Aqueles que foram convocados passarão por Treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, que terá duração total de quatro dias e carga horária de oito horas diárias.
 
O IBGE prevê a divulgação do resultado preliminar da contagem de títulos para o dia 7 de novembro, cabendo recursos nos dias 7 e 8 do mesmo mês. O resultado final está programado para 9 de novembro.
 

Atribuições do cargo
 

Ter domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, registrando as falhas e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; coletar as informações do Censo Agropecuário 2017 em todos os estabelecimentos agropecuários do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo preestabelecido; transmitir os dados das entrevistas coletadas ou entregar ao seu supervisor o dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas; adotar as ações necessárias para atender as recomendações recebidas através do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; consultar os diversos relatórios de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel de coleta e sanar as eventuais pendências apontadas; comparecer ao posto de coleta conforme determinação do Supervisor; retornar aos estabelecimentos para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pelo supervisor; e assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho.

 

Edital concurso recenseador IBGE 03/2017

blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias