O presidente da república, Michel Temer, sancionou o Projeto de Lei Orçamentária Federal de 2017, que prevê 83.061 vagas distribuídas entre concursos públicos de diversos órgãos.
Grande parte dos concursos previstos no Orçamento são para órgãos que não dependem de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), como no caso dos Institutos Federais.
Receita Federal
O concurso público da Receita Federal do Brasil (RFB), um dos mais aguardados pelos concurseiros, pode ser realizado neste ano. Isto porque o governo federal incluiu no orçamento de 2017 a abertura de um novo concurso para 400 vagas no órgão.
Outra ótima notícia é o reajuste salarial para os cargos de auditor-fiscal e analista-tributário aprovado pela Câmara dos Deputados, que também está previsto na proposta de orçamento para 2017. Saiba mais
IBGE
Está inclusa no projeto de orçamento da União de 2017, a abertura de concurso público para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visa ao preenchimento de 82.050 vagas temporárias para a realização do próximo Censo Agropecuário.
No projeto, consta um adendo feito pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, mostrando a urgência na realização deste censo. Outra observação feita pela CRA é que a abertura do concurso para temporários ajudaria a diminuir a taxa de desemprego. Saiba mais
Câmara dos Deputados
Consta no Projeto de Lei Orçamentária Federal de 2017, um novo concurso público para a Câmara dos Deputados, em Brasília, com oportunidades para os cargos de técnico legislativo e analista legislativo.
De acordo com a proposta, a previsão é de que 45.000 pessoas se inscrevam no concurso para o cargo de técnico e 25.200 se candidatem para a função de analista, sendo que os valores das inscrições serão de R$ 110 e R$ 150, respectivamente. Saiba mais
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as 231 vagas previstas são de nível superior para os cargos de analista administrativo e especialista em regulação. Estas oportunidades precisam do aval do Ministério do Planejamento para que possam sair do papel. Saiba mais
Empresa de Pesquisa e Energética (EPE)
A Empresa de Pesquisa e Energética (EPE) também aguarda a aprovação do Orçamento e a autorização Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para abrir um concurso público para cargos de níveis médio e superior que ainda não foram revelados.
Outros concursos previstos para 2017
Também está nos adendos do Orçamento, a abertura de concursos públicos para o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Colégio Pedro II, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5).