Central de Concursos
  • Por: Folha Dirigida - Publicado em 11/11/2014 00h00

A grande carência de pessoal motivou uma recomendação do Tribunal de Contas da União para a contratação de novos servidores nos postos de atendimento do INSS. A expectativa é que o Ministério do Planejamento agilize a autorização para o concurso de técnico do seguro social que foi solicitado pelo Instituto.

 

A chefe de divisão de gestão de carreiras do INSS, Elza Satomi Ito, enfatizou que o concurso deve ser autorizado em breve e, por isso, os interessados devem manter os estudos em dia, pois quando o edital sair, somente os mais preparados estarão aptos, visto a grande expectativa e procura pelo certame. “Não se pode estudar para um concurso dessa envergadura em apenas seis meses”, completa.
 

Desde que foi anunciado o concurso pelo INSS, há vários meses, houve uma grande mobilização dos candidatos em todo o país. O grande número de aposentadorias previstas (mais de 10 mil) motivou a autarquia a enviar um pedido para um novo concursoao Ministério do Planejamento para 4.730 vagas, sendo 2 mil para técnico do seguro social, 1.580 de analista do seguro social e 1.150 de perito médico.

Esse processo de autorização, em muitos casos, enfrenta um ritual burocrático que pode se arrastar por algum tempo e, no caso do INSS, ainda houve o processo das eleições o que pode ter retardado a autorização. 
 

Apesar disso, milhares de candidatos, em todo o país, se interessaram pelo concurso, motivados pela remuneração (R$4.400 mensais), uma das mais elevadas para cargo de nível médio nos cargos da administração federal. Além disso, há o aspecto da estabilidade e também do significativo número de vagas.

 

No último concurso, realizado em 2011, foram oferecidas 1.875 vagas mas, durante o prazo de validade, acabaram sendo convocados cerca de 4.200 concursados. Segundo especialistas que atuam na área de preparatórios da carreira pública, o importante para quem deseja tentar uma das vagas é planejar os estudos com antecedência. 

blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias