Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 18/11/2015 16h47 - Atualizado em 03/05/2017 14h45

Edital Concurso Banco do Brasil BBApós a adesão de 9.400 servidores no programa de demissões voluntárias do Banco do Brasil (BB), que ocorreu no final de 2016, o banco passa por um momento de reestruturação. A expectativa é que realocação de 9.300 funcionários que tiveram seus postos extintos seja feita até o mês de junho. Finalizado este processo, poderão ser definidas novidades sobre a retomada de concursos públicos.

Mesmo sem data para a publicação do edital, é importante ressaltar que de acordo com o presidente do banco, Paulo Rogério Caffarelli, os concursos deverão voltar a ocorrer após todo este processo, tendo em vista que o BB conta com uma média de 2 mil saídas de funcionários por ano, garantindo a necessidade de igual número de pessoal todos os anos.     

Atualmente, o Banco do Brasil tem 4.972 agências e 1.781 postos de atendimento e, em outubro, já havia iniciado o encerramento de 51 agências. O quadro da instituição é de 109.159 funcionários, ainda sem considerar os 9.400 que devem ser afastados nos próximos meses.   

As mudanças fazem parte do projeto de ampliar o atendimento digital, com a criação de 255 unidades para este tipo de serviço, entre escritórios e agências para aumentar de 1,3 milhão para 4 milhões de pessoas atendidas por estas unidades até o final de 2017.

 

Diminuição do quadro do BB


Segundo informações do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, somente no primeiro semestre de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015, já havia ocorrido uma redução de 2.710 postos de trabalho no Banco do Brasil.

O sindicato também apontou que o BB registrou um lucro líquido de R$ 4.824 bilhões no primeiro semestre do ano passado, porém, continua mantendo a justificativa de crise econômica para atrasar a realização de novos concursos para reposição de pessoal.

Uma portaria divulgada em 23 de setembro de 2015, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), determina que o quadro de pessoal da estatal seja de 115.495 funcionários. Com o total de 109.159 atuais, o banco conta com uma carência de pelo menos 6.336 funcionários.


O estado de São Paulo é um dos que mais sofrem com a necessidade de pessoal, uma vez que a validade de seu último concurso terminou no dia 8 de maio de 2016. Com isto, a instituição já não possui condições de suprir eventuais necessidades que forem surgindo, nem como promover a manutenção de seu quadro. Além de São Paulo, o certame incluía os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Pará e Tocantins.

 

Decisão judicial

 
No próximo concurso da instituição, a oferta de vagas deverá ser definida, pois, devido a um acordo entre o Banco do Brasil e o Ministério Público do Trabalho (MPT), não são mais realizados seleções apenas para cadastro reserva de pessoal. Um processo judicial na 20ª Vara do Trabalho, em Brasília, determinou que os próximos concursos BB indiquem o número de oportunidades a serem preenchidas durante o prazo de validade.

É importante lembrar que, embora o acordo com o MPT determine que os editais tragam a oferta de vagas, ele também permite que o Banco do Brasil mantenha um cadastro de pessoal, para necessidades excedentes ao número indicado no concurso.
 

Último concurso Banco do Brasil

 
O último concurso para escriturário do Banco do Brasil foi realizado em 2015. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio e a avaliação foi composta por prova objetiva com 70 questões sobre língua portuguesa (10), raciocínio lógico-matemático (10), atualidade do mercado financeiro (5), cultura organizacional (5), técnicas de vendas (10), atendimento (10), domínio produtivo da informática (5), conhecimentos bancários (10) e língua inglesa (5).

Como parte do processo de seleção, também foram feitos perícia médica e procedimentos admissionais, de caráter meramente eliminatório.
 

Escriturário 

 
Uma boa opção para quem deseja ingressar na área bancária e no funcionalismo público é o concurso para escriturário do Banco do Brasil (BB), com remuneração de R$ 3.952,03. O rendimento considera o salário, auxílio-alimentação, auxílio-refeição e vale-cultura, além de outros benefícios como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada. Para concorrer ao cargo, a única exigência é o nível médio completo.

 

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