Central de Concursos
  • Publicado em 25/09/2012 09h02
Há 68 dias da data da prova de Escrevente Técnico Judiciário do TJ, especialistas dão dicas de melhor aproveitamento do tempo de estudos.

Primeiramente, os candidatos devem elaborar um cronograma de estudos, um roteiro. Recomenda-se duas matérias ao dia. O fator decisivo para sua aprovação é a qualidade do estudo não importa se você tem pouco tempo por dia, o importante é estimular-se a gostar do que está fazendo.

A compreensão do que se está estudando é fundamental, se o aluno está assistindo uma aula e tem o hábito de anotar tudo, mas não está prestando atenção naquilo que está anotando, na verdade o que está ocorrendo é o contato com a matéria e não a compreensão propriamente dita. A compreensão depende de você estar concentrado e de alguns fatores importantes como cansaço, sono, sensação de bem estar e otimismo. Exercícios físicos podem ajudar, como a caminhada, pois liberam a serotonina e a endorfina responsável por esse bem estar. A alimentação também é outro fator importante.

Fichamentos, grifos, anotações ajudam muito na fixação da matéria, no elemento concreto, mas o elemento poderoso ligado à prática e a fixação é a resolução de questões de exames e concursos anteriores.

A revisão deve se dar em vários momentos. O primeiro, é logo após o primeiro contato com a matéria. Se você assistir a uma aula, deve no mesmo dia, estudá-la, isso fará com que o aprendizado seja retido na mente. Em seguida, pelo menos a cada mês, revisar as matérias que foram aprendidas no mês anterior.

Agora que você tem algumas dicas que podem ajudá-lo em seus estudos, mãos à obra e não perca tempo, crie sua rotina, seja disciplinado e bons estudos!
blog

Outras Notícias