De acordo com a assessoria de imprensa do
Superior Tribunal Militar (STM), o edital do novo
concurso público do órgão está programado para ser publicado na primeira quinzena de dezembro.
A assessoria divulgou uma nota informando que, no momento, está sendo corrigido um erro no contrato com a banca organizadora do processo seletivo, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Esse erro é o motivo pelo qual a publicação do edital, anteriormente prevista para setembro, sofreu um atraso. Confira, abaixo, trecho da nota:
"Por ocasião da análise da respectiva minuta de Edital, verificou-se que, no contrato firmado entre o Superior Tribunal Militar e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), foi previsto que a taxa de inscrição seria recolhida mediante boleto bancário, enquanto deveria ter sido consignada por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU)".
Número de vagas, cargos e remunerações
O projeto básico do
concurso STM 2017 aponta que serão ofertadas, inicialmente,
42 vagas para preenchimento imediato. As oportunidades serão lotadas na sede do órgão, em Brasília (DF), e nas auditorias, que representam a primeira instância do
Superior Tribunal Militar, localizadas em
São Paulo/SP,
Rio de Janeiro/RJ,
Juiz de Fora/MG,
Porto Alegre/RS,
Santa Maria/RS,
Bagé/RS, Curitiba/PR, Salvador/BA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA,
Manaus/AM e Campo Grande/MS.
Das 42 vagas, 32 serão para
técnico judiciário, cargo que pede apenas o
nível médio de escolaridade, sendo 31 para a área administrativa e uma para apoio especializado. A remuneração do cargo é de
R$ 7.260,41.
Aqueles que possuem
nível superior, poderão concorrer a uma das 10 vagas de
analista judiciário, com ganhos iniciais de
R$ 11.345,90. Serão contempladas as áreas administrativa (1 vaga), judiciária (5) e apoio especializado. Neste último caso, as especialidades são as seguintes: Analista de Sistemas (1), Contabilidade (1), Engenharia Mecânica (1) e Estatística (1).
Último concurso STM
O último concurso Superior Tribunal Militar foi realizado em 2010 e ofereceu 153 vagas para as carreiras de técnico e analista. O processo seletivo organizado pelo Cespe/UnB contou com provas objetivas para todos os cargos, testes discursivos para analista e exames de aptidão física para técnico judiciário na especialidade de segurança.
As chances foram distribuídas entre a Secretaria do Superior Tribunal Militar, que fica em Brasília (DF), e o Quadro Permanente das Auditorias da Justiça Militar da União, espalhadas nas cidades de São Paulo (SP), Belém (PA), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).