A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) já encaminhou para a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo o pedido de realização de concurso público para o cargo de Agente Fiscal de Rendas.
A solicitação conta com 435 vagas para a função que exige formação em nível superior em qualquer área. Os vencimentos iniciais são de R$ 12.618,90, podendo chegar a R$ 18 mil, de acordo com complementos e prêmios de produtividade individuais e em grupo.
Após a análise das condições necessárias para a contratação dos aprovados, a previsão é de que o documento seja enviado ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. A intenção é de que o novo concurso da Sefaz seja iniciado em 2017, com previsão de nomeação dos selecionados até outubro do próximo ano.
Carência é grande
Há mais de três anos sem concursos, o cargo de agente fiscal de rendas da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo registrou um aumento na carência de servidores no decorrer de 2015.
De acordo com o levantamento do quadro de servidores, o órgão conta atualmente com um total de 1.217 vagas em aberto para a carreira, quase 27% a mais que no levantamento de 2015, quando foi registrada um déficit de 961 profissionais.
Além da falta de contratações, o aumento é decorrente do alto volume de aposentadorias. Nos últimos oito anos, a Sefaz realizou apenas duas seleções, a primeira em 2009, com uma oferta de 600 vagas, e a segunda em 2013, com 885. Esta última tem validade até julho de 2017, sem possibilidade de prorrogação.
Último concurso Sefaz/SP
O último concurso Sefaz/SP, realizado em 2013, foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram registrados 35.304 inscritos para uma oferta de 885 vagas de Agente Fiscal de Rendas, sendo 782 para a área de gestão tributária e 103 para tecnologia de informação.
O processo seletivo foi composto por duas fases. Na primeira etapa foram realizadas três provas objetivas e na segunda, curso de formação profissional.