O pedido segue tramitando internamente na SGP/SP e, caso sejam constatadas as condições necessárias para efetuar as contratações, o certame, enfim, poderá ser autorizado pelo governador Geraldo Alckmin.
Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual de São Paulo (Sitesp), Joaquim Goma, o concurso é uma das reivindicações da categoria e vem sendo negociado com o governo. “Acredito que este ano temos grandes chances de que, finalmente, o concurso seja autorizado. Estamos em ano eleitoral e historicamente percebemos que o governo costuma liberar concursos importantes nesta época, como o de técnico da fazenda”, diz.
O concurso é necessário pois o prazo de validade do último processo seletivo para a função, iniciado em 2010, foi encerrado em maio de 2015. E, de acordo com o último levantamento de servidores, publicado em 30 de abril de 2017, o quadro total de técnicos da Sefaz/SP é de 2.320 profissionais, dos quais apenas 1.354 estão preenchidos, o que representa um total de 966 postos em aberto na carreira. Assim, apesar do pedido ser para 849 vagas, a expectativa é que o número de contratações seja maior.
Técnico da Fazenda Estadual
O cargo de técnico da fazenda estadual exige o
nível médio completo e oferece vencimentos iniciais de R$ 2.039,15, em caso de 50% do Prêmio de Incentivo à Qualidade (PIQ), podendo chegar a
R$ 2.974,30, em caso de 100% do bônus, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A novidade, segundo informações de Joaquim Goma, é que o próximo concurso Sefaz/SP deverá conter vagas regionalizadas, para que os aprovados possam ser empossados em locais mais próximos de suas residências.
Último concurso Sefaz/SP
Realizado em 2010 e organizado pela
Fundação Carlos Chagas (FCC), o último
concurso Sefaz/SP contou com 49.716 inscritos para uma oferta de 550 vagas. A prova foi composta por 80 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa (20), matemática e raciocínio lógico (10), noções de informática (05), atualidades (05), noções de direito constitucional (10), noções de direito administrativo (10), noções de direito penal (05), noções de direito tributário (10) e noções de direito civil (05).