Central de Concursos
  • Por: Folha Dirigida - Publicado em 09/04/2018 11h57 - Atualizado em 09/04/2018 15h41
Daqui a um mês, no dia 6 de maio, acontecem as provas objetivas do concurso Sabesp 2018. Milhares de candidatos realizarão questões de conhecimentos básicos e específicos, em cidades de São Paulo. Mas, o que estudar a um mês das provas? A professora da Central de Concursos, Viviane Rocha, falou à FOLHA DIRGIDA.
 
Segundo a professora, para uma preparação, principalmente para uma prova que ocorrerá daqui a um mês, é fundamental ter disciplina na rotina de estudos e um bom planejamento. "Os candidatos devem atentar-se de acordo com o cargo que farão prova e a quantidade de questões, tanto dos conteúdos básicos quanto específicos, além do peso que estas questões terão na composição da nota da prova", esclarece.
 
No dia 6, os candidatos ao concurso Sabesp resolverão questões elaboradas pela Fundação Carlos Chagas - organizadora da seleção. "A prova objetiva de alguns cargos, somando as básicas e específicas, somarão 40 questões e outros 50 questões. Vale lembrar que alguns cargos terão as questões dos conteúdos específicos com peso 2 e alguns com peso 3", explica Viviane Rocha.
 
De acordo com a professora, ter a certeza da quantidade de questões e o peso de cada uma delas auxiliará na montagem do cronograma e, em consequência, auxiliará a manter uma rotina dinâmica e eficiente de estudos.
 

Saiba o que estudar a um mês das provas do concurso Sabesp

 
Viviane Rocha, professora da Central de Concursos
 
Para milhares de candidatos, este período de 30 dias antes das provas é crucial para focar nos conteúdos de maior peso e que podem valer a aprovação, nesta primeira etapa do concurso Sabesp.
 
Segundo a professora da Central de Concursos, o candidato ciente dos conteúdos e de seus conhecimentos previamente adquiridos, deve dedicar mais horas de estudos às disciplinas que requerem dele maior dedicação e tempo para o processo de absorção.
 
"Nas disciplinas cuja absorção são relativamente fáceis, o candidato pode fazer uso de resumos e questões para a manutenção e revisão dos conteúdos. Na rotina de estudos, é preciso iniciar os estudos pelas disciplinas que requerem maior concentração e que têm maior dificuldade de compreensão", avalia Viviane Rocha.
 
Segundo a professora, a Fundação Carlos Chagas costuma fazer provas cansativas e que requerem uma preparação que vai além do aprendizado dos conteúdos. "Prepare seu físico para uma maratona de três horas de prova, no horário em que ela será aplicada", indica.
 
Por último, a professora aconselha que os candidatos não esqueçam de alimentar-se e hidratar-se bem, antes e durante as provas, evitando alimentos pesados e que podem causar sono no período da prova.
 
"Outra dica é ter calma para a leitura dos textos e a passagem do gabarito, errar na passagem é comum, pois, muitos não treinam para isso. Por fim, a dica mais importante é confiar na dedicação e acreditar no sonho. Isso também aumentará a segurança e por conseguinte o desempenho na prova", conclui Viviane Rocha.
 

Concurso Sabesp oferece 661 vagas para todos os níveis

Sabesp
 
No dia 28 de fevereiro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo divulgou as regras para uma nova seleção. Os salários podem chegar a R$7.964,50. O concurso Sabesp oferece 661 vagas em diversas carreiras de todos os níveis de formação, sendo elas:
 
Nível fundamental: agente de saneamento ambiental; motorista operador de equipamentos automotivos; e oficial de manutenção (Caldeiraria, Civil, Elétrica, Mecânica e Soldador);
 
Nível médio: atendente a clientes; técnico em gestão; e controlador de sistemas de saneamento; 
 
Nível médio/técnico: técnico em gestão (Informática); técnico de segurança do trabalho; e técnico em sistemas de saneamento (Agrimensura, Automação, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Química Meio Ambiente/Saneamento eTelecomunicações);
 
Nível superior: advogado; analista de gestão (Administração, Contabilidade, Economia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Sistemas); biólogo; engenheiro (Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Sanitarista e de Segurança do Trabalho), médico do trabalho; químico; e tecnólogo (Construção Civil, Construção de Edifícios ou Obras Hidráulicas).
 
As vagas do concurso Sabesp estão distribuídas por diversas regiões de São Paulo. O destaque é o cargo de agente de saneamento ambiental, que exige nível fundamental e carteira nacional de habilitação na categoria C. O salário é de R$1.854,54.
 
O concurso Sabesp será realizado em quatro etapas (eliminatórias). De acordo com o edital, apenas a primeira fase será de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas. As demais serão organizadas pela própria Sabesp.
 
1ª etapa - Prova Objetiva 
2ª etapa - Comprovação de Pré-requisitos
3ª etapa - Exame Médico Admissional Eliminatória
4ª etapa - Admissão
 
blog

Outras Notícias