As provas objetivas do
concurso Polícia Civil-SP para
agente de telecomunicações e
papiloscopista serão realizadas neste domingo, 1º de julho. Além do ensino médio completo, para se candidatar aos cargos é preciso ter carteira de habilitação na categoria B.
Mais de 150 mil candidatos foram convocados para os exames em todo o
estado de São Paulo. E, para vencer a concorrência, é preciso estar preparado para responder a 80 questões em apenas quatro horas.
Para saber o que fazer nos dias que antecedem as provas, a professora de técnicas de estudos da Central de Concursos, Viviane Rocha, preparou algumas dicas. A professora explica que os inscritos já tiveram tempo para estudar a teoria, fazer resumos, simulados e revisão. “Agora é hora de preparar-se para o grande dia”, exclama.
Na sexta-feira, 29 de junho, ela orienta que os concorrentes do concurso Polícia Civil-SP revisem os conteúdos através de questões e se concentrem no dia do exame. “Busque evitar esforços físicos, reveja e relacione quais os documentos que deve levar na prova”, diz a professora.
Ela também recomenda que os candidatos planejem, antecipadamente, como chegar aos locais de aplicação – que já estão disponíveis através do
site da Vunesp, banca responsável pela seleção.
“Na véspera da prova procure comer em lugares seguros, separar as roupas que usará para o dia da prova, fique ao lado das pessoas que estão torcendo e vibrando pela sua aprovação, faça atividades de lazer leves (cinema e teatro), separe os materiais que utilizará na prova, alimentos e remédios, caso seja necessário, para dor de cabeça, estômago, cólica, etc. Durma cedo e descanse, seu sonho pode ser realizado nesse domingo”, recomenda Viviane.
E no dia da prova do concurso PC-SP, o que fazer?
A professora explicou que, no dia do exame, os concorrentes terão – em média – três minutos para resolver cada uma das 80 questões e passar o gabarito. Para agente de telecomunicações serão cobradas 30 questões de Língua Portuguesa, seis de Noções de Direito, quatro de Noções de Criminologia, 30 de Informação de Comunicação, quatro de Lógica e seis de Atualidades.
Já para papilocopistas serão 20 questões de Língua Portuguesa, cinco de Noções de Direito, cinco de Noções de Criminologia, cinco de Medicina e Criminologia, cinco de Biologia, 20 de Informática, sete de Lógica, oito de Identificação e cinco de Atualidades.
“As provas objetivas terão duração de quatro horas, ou seja, 240 minutos, sendo assim podemos levar em consideração que o candidato tem em média três minutos para resolver e/ou responder a cada uma das 80 questões”, constatou.
Outras dicas da professora
1. Comece pelas questões mais fáceis. Para conseguir o feito, Viviane orienta que os candidatos leiam as questões atentamente e comecem pelas que julgarem mais fáceis.
“Caso julgue necessário, avance (pule) as que podem demandar muito tempo na resolução, separe uns minutos no final para revisá-las e respondê-las”.
De acordo com a professora, os 30 últimos minutos devem ser destinados à marcação do gabarito das 80 questões de múltipla escolha. “Lembrando que não serão aceitas marcações a lápis na folha do gabarito”.
Será considerado habilitado na prova objetiva quem obtiver, no mínimo, 50% de acertos em cada um dos módulos. Serão convocados para a segunda etapa do concurso Polícia Civil de São Paulo os 450 candidatos a agente de telecomunicações e os 400 concorrentes a papiloscopistas habilitados na objetiva.
A segunda etapa do concurso Polícia Civil-SP será a comprovação da idoneidade e conduta escorreita, de caráter eliminatório. Veja abaixo outras dicas que a professora Viviane Rocha deu para as provas de agente de telecomunicações e papiloscopistas.
2. Verifique seu local de prova. Certifique-se que você está no local correto, muitas universidades podem ter campus em ruas próximas e isso poderá causar alguma confusão.
3. Evite alimentos pesados. A prova tem duração de quatro horas e aplicada no período da tarde, que costuma ser mais desgastante, sendo assim, procure hidratar-se e alimentar-se adequadamente, evite alimentos pesados e gordurosos antes e durante sua prova. Os alimentos devem estar acondicionados em embalagens transparentes, assim como as garrafas de água, transparentes e sem rótulo.
4. Desligue os celulares. Desligue o celular e certifique-se que não está com alarme ativado, se ele tocar na hora da prova você poderá ser eliminado; Equipamentos eletrônicos e pessoais poderão ser acondicionados em sacos que serão fornecidos pela organizadora Vunesp.
5. Atenção ao material da prova. Certifique-se que as canetas, de tinta azul ou preta, estejam em pleno funcionamento e que o lápis esteja apontado e em posse de borracha, caso julgue necessário; Ao receber o caderno de provas e a folha de respostas (gabarito) leia atentamente as informações da folha de rosto de seu caderno de provas, inicie quando conferir todos os seus dados pessoais.
6. Cuidado ao marcar o cartão resposta. Limpe a ponta da caneta na hora de passar o gabarito, cuidado para não molhar ou amassar a folha de respostas.
Por último, a professora deixou a seguinte mensagem para os candidatos do concurso Polícia Civil-SP para cargos de nível médio: “Fique tranquilo e concentrado durante sua prova, confie no seu empenho e dedicação, essa vaga já é sua e, por favor, me convide para sua posse”!
Com informações de matéria publicada no site da Folha Dirigida