Central de Concursos
  • Por: Luiz Fernando Caldeira - Publicado em 10/06/2021 11h24
Foto: divulgação

A Polícia Federal (PF) vive a expectativa de obter sinal verde, por parte do Ministério da Economia, para abrir concurso para a 557 vagas na área administrativa. Na proposta de cronograma encaminhado à pasta, a PF sugere que a autorização concurso PF da área Administrativa seja concedida já no dia 1º de julho. Caso isso aconteça, a meta da corporação é divulgar o edital no dia 21 de setembro e aplicar as provas objetivas e discursivas em 23 de janeiro.

Quem está otimista de que a autorização do concurso poderá sair logo no início do segundo semestre é presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), João Luís Nunes. Segundo ele, a abertura de uma nova seleção é urgente, tendo em vista que o déficit atual é de 3 mil servidores administrativos.

De acordo com João Nunes, em função desse déficit de pessoal administrativo, há muitos policiais federais desviados de função. “A maioria dos estados tem o quadro administrativo defasado. Por isso, os gestores são obrigados a deslocar policiais para essas funções, retirando-os da atividade-fim, dando prejuízo enorme aos cofres públicos”, destacou João Luís Nunes.

Quem também apoia a abertura do concurso e acredita que a seleção será autorizada é o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens. “São funções extremamente importantes, desde os setores de logística até as áreas de TI, desenvolvidas no dia a dia deste importante órgão público. As áreas de fiscalização, emissão de passaporte, segurança privada, controle de produtos químicos, RH, pagamentos, licitações, fiscalização de contratos, de ensino e saúde, além de outras da atividade meio, precisam ser atendidas”, afirmou.

O pedido da PF foi para 557 vagas, sendo 404 para agente administrativo, de nível médio. As demais 153 vagas foram para os seguintes cargos de nível superior: administrador (23), arquivista (8), assistente social (10), bibliotecário (1), contador (9), economista (3), enfermeiro (3), engenheiro (1), estatístico (4), farmacêutico (1), médico (68), nutricionista, (1), psicólogo (5), técnico em assuntos educacionais (13) e técnico em comunicação social (3).

As remunerações são de R$4.710,76, para agente administrativo, e de R$5.559,67, para as carreiras de nível superior, para cargas de trabalho de 40 horas semanais. As contratações na PF ocorrem pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego.

Se o concurso PF da área Administrativa for mesmo autorizado pelo Ministério da Economia em 1º de julho, a corporação vai trabalhar para assinar contrato com a organizadora até 2 de setembro. A tendência é que o Cebraspe fique à frente da seleção, como ocorre rotineiramente nos certames realizados pela corporação.

Meta é homologar o concurso em abril

A PF tem pressa em contratar os aprovados. Ela quer divulgar o resultado final do concurso em 1º de abril e homologar o certame no dia 7 do mesmo mês. A agilidade em realizar a seleção é justificada pela grande carência de pessoal.

O último concurso foi aberto em 2013, com o prazo de validade sendo encerrado em junho de 2018. Naquela época, a corporação ofereceu 566 vagas em diversos estados, além do Distrito Federal. Desse total, 534 foram para agente administrativo. As demais foram para funções de engenheiro, assistente social, contador, administrador, psicólogo e arquivista.

O Cebraspe foi o organizador do último concurso PF da área Administrativa. Todos os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva. Mas, os concorrentes a cargo de nível superior ainda fizeram uma avaliação discursiva. Esta seleção reuniu 324.497 inscritos.

Sugestão de cronograma:

01/07/2021: Autorização
02/09/2021: Assinatura do contrato com a organizadora
21/09/2021: Publicação do edital
23/01/2022: Aplicação das provas objetivas e discursivas
06/03/2022: Perícia médica dos candidatos com deficiência
07/03/2022: Heteroidentificação (candidatos negros)
01/04/2022: Resultado final do concurso
07/04/2022: Nomeação
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias