Central de Concursos
  • Por: Folha Dirigida - Publicado em 05/02/2016 10h31
Com as homologações dos concursos de investigador, escrivão e delegado, publicadas no fim de janeiro, a Polícia Civil de São Paulo encerra oficialmente a série de onze seleções, iniciada em 2013. Fizeram parte do pacote nove de um total de treze carreiras policiais existentes (perito, desenhista, fotógrafo, atendente de necrotério, médico legista, delegado, auxiliar de necropsia, investigador e escrivão), além de técnico de laboratório e oficial administrativo, funções de apoio que passaram a integrar o quadro do órgão.
 
Considerando somente a área policial, os concursos encerrados registraram 6.602 aprovados para um total de 3.297 vagas iniciais, o que representa 3.305 aprovados além da oferta inicial. O destaque fica por conta de escrivão, com um total de 1.866 aprovados, seguido por investigador (1.788) e perito (1.342).
 
Além de possibilitar o início das convocações, o encerramento dos concursos abre espaço para que a Academia de Polícia (Acadepol) intensifique os preparativos para uma nova série, que já está em planejamento desde 2014, quando foi enviado um pedido para o preenchimento de 3.176 vagas para as 13 carreiras policiais que compõe o órgão.
 
A solicitação, que está em tramitação na Secretaria de Planejamento e Gestão, prevê o preenchimento desta oferta por meio do aproveitamento de aprovados em concursos dentro do prazo de validade e também por novos concursos. As novas seleções já estão previstas no Orçamento de 2016, aprovado pela Assembleia.
 
Leia mais:
 
Devido ao alto número de remanescentes existe a possibilidade de quem nem todas carreiras façam parte da próxima série de concursos. Em um virtual aproveitamento dos remanescentes, somente seis cargos ainda contariam com vagas para concursos: investigador e delegado, que fizeram parte do último pacote, além de auxiliar de papiloscopista, papiloscopista, agente de telecomunicações e agente policial, que já não contam com concurso dentro do prazo de validade.  Ainda assim a oferta seria de 1.360 vagas.
 
O número, porém, pode aumentar durante a tramitação dos concursos devido ao grande número de aposentadorias previstas, decorrentes da Lei 144/2014, que reduziu para 65 anos a aposentadoria compulsória para o serviço policial.
 
Confira os números:
 
Quadr de vagas concurso Polícia Civil-SP
 
blog

Outras Notícias