Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 12/06/2017 13h55 - Atualizado em 12/06/2017 14h30

Concurso MRE diplomata 2017O Ministério das Relações Exteriores (MRE), que tem sede no Palácio do Itamaraty, em Brasília, deve divulgar nos próximos dias, o edital de concurso público com 30 vagas para o cargo de diplomata.

O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) já foi definido como banca organizadora do certame. O Instituto Rio Branco, escola diplomática do Brasil responsável por conduzir o concurso, prevê a realização das provas no segundo semestre deste ano.

A carreira de diplomata exige nível superior em qualquer área de atuação e oferece remuneração inicial de R$ 15.378,26, valor que já inclui o auxílio-alimentação de R$373.
 

Provas concurso diplomata 2017

 

No dia 07 de junho, o MRE divulgou as normas da seleção no Diário Oficial da União. Na primeira etapa do concurso, os candidatos realizarão uma prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa e Noções de Economia.

Provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre de língua portuguesa e de língua inglesa, serão aplicadas na segunda fase. Serão estabelecidas notas mínimas para que o candidato passe para o próximo estágio.

A terceira e última fase consistirá em avaliações discursivas sobre História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.

 

Último concurso MRE


Também organizado pelo Cespe/UnB, o último concurso do MRE foi realizado em 2016 e contou com uma oferta de 30 vagas. Foram 4.925 inscritos, registrando uma concorrência de 164,17 candidatos por vaga.

 

blog

Outras Notícias