Mais um passo foi dado para a realização do concurso do
Ministério Público da União (MPU). Nesta segunda-feira, 20 de agosto, foi publicada no Diário Oficial da União a assinatura do contrato com o Cebraspe, banca organizadora que será responsável pela seleção.
De acordo com a comissão responsável pela seleção, o edital de abertura do novo concurso MPU será divulgado ainda esta semana, até sexta-feira (24/08). Respeitando o prazo de 60 dias entre a publicação do edital e a aplicação das provas, caso o documento realmente saia em agosto, as avaliações serão realizadas em outubro ou novembro.
Concurso MPU 2018
O concurso será basicamente para formação de cadastro de reserva, com até
9.150 aprovados, sendo 5.150
técnicos administrativos e 4.000
analistas em Direito. As oportunidades para provimento imediato serão para ampla concorrência.
Independentemente do quantitativo de oportunidades, o número de admissões no concurso MPU deverá ser alto, tendo em vista a tradição do órgão de convocar bastante aprovados, sobretudo técnicos administrativos. Segundo dados do MPU, há 1.668 cargos vagos no órgão, o que pode aumentar o número de aprovados convocados durante o prazo de validade da seleção. No último concurso, realizado em 2013, foram chamados 4.153 aprovados para oferta inicial de 147 vagas imediatas.
Concurso oferecerá vagas para todos os estados
A comissão do concurso MPU já informou que todos os candidatos realizarão provas objetivas. Os concorrentes a analista em Direito também serão submetidos a provas discursivas. No total, segundo as propostas das bancas organizadoras, até 4 mil aprovados na prova objetiva poderão ter a discursiva corrigida.
Também está confirmado que as provas para os cargos de técnico administrativo e analista em Direito serão aplicadas em períodos distintos, o que permite que os candidatos concorram nas duas carreiras. Todas as etapas do concurso serão realizadas nas 26 capitais e no Distrito Federal, o que demonstra que o concurso será de âmbito nacional, com oportunidades em todo o país.
Cargos e remunerações
Último concurso MPU
Dois editais de
concurso público foram divulgados em 2013, que, juntos, somavam 410 vagas. A banca organizadora foi o Cebraspe, antigo Cespe/UnB.
O primeiro concurso MPU contou com 147 vagas, sendo 109 para técnicos na especialidade administrativa e 38 para analistas em Direito. O outro certame ofereceu 263 vagas, sendo 37 para técnicos de tecnologia da informação, enfermagem e saúde bucal e 226 para analistas nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Educação (Pedagogia), Estatística, Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento, Medicina, Engenharias, Psicologia, Geografia, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Economia e Arquitetura, entre várias outras.
A seleção foi feita por meio de duas provas objetivas, uma de Conhecimentos Básicos (50 questões) e outra de Conhecimentos Específicos (70). Para analista, houve ainda avaliação discursiva.