Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 01/06/2016 16h28 - Atualizado em 01/06/2016 10h00
Um dos órgãos das Forças Armadas – os outros são o Exército e a Aeronáutica -, a Marinha Mercante está com inscrições abertas para admissão de 230 alunos em seus cursos de formação das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro/RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém/PA. Do total de 230 vagas, 140 são para o Rio de Janeiro e 90 Belém.
 
Para concorrer, os candidatos precisam ter completado o ensino médio e possuir idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2017. As oportunidades são para ambos os sexos.
 
Aqueles que forem aprovados no processo seletivo farão o curso da EFOMM em regime de internato, com duração de 3 anos, e, como opção de formação, poderão escolher entre as carreiras de Oficial de Náutica e Oficial de Máquinas. Após a conclusão do curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), passando a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.
 

Inscrições

 
As inscrições começaram nesta quarta-feira (01/06) podem ser efetuadas até o dia 30 de junho, no site da Marinha do Brasil. O valor da taxa é de R$55.
 

Processo seletivo

 
O processo seletivo do concurso da Marinha Mercante será feito por meio de exames de conhecimentos nos dias 3 e 4 de setembro de 2016. No dia 3 haverá prova com questões sobre português, inglês e também uma redação. Os testes do dia 4 serão sobre matemática e física.
 
Além das provas, o concurso contará com teste de suficiência física, seleção psicofísica, verificação de documentos e período de adaptação.
 
 
blog

Outras Notícias