Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 13/07/2021 16h06 - Atualizado em 15/07/2021 12h15
Foto: Divulgação

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) confirmou os cargos, número de vagas e banca organizadora do seu novo concurso Funspresp-Exe, que, de acordo com a fundação, deve ter edital e provas aplicadas ainda neste segundo semestre.

A nova seleção foi autorizada e aprovada pelo Conselho Deliberativo em maio, com previsão de provimentos em 2021, e preencherá 52 vagas de analista de previdência complementar, de nível superior. A carreira, de acordo com a Funpresp, tem salário inicial de R$6.848.

Ainda de acordo com a Funpresp, desse total, 16 vagas já estão previstas para provimento ainda em 2021. As demais serão para ficar em cadastro e serem providas durante o prazo de validade.

A fundação estima que o concurso ficará válido até 2025, ou seja, com validade de dois anos prorrogável por mais dois. E, com a expectativa de provimento em 2021, o edital não deve demorar para ser divulgado.

Em nota, a Funpresp-Exe informou ainda que o seu próximo concurso deverá ser organizado pelo Cebraspe. Inclusive, as tratativas com a banca já foram iniciadas. "A Entidade já está em tratativas com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para realização das provas. A estimativa é que tanto a publicação do edital quanto a realização das provas ocorram ainda no segundo semestre de 2021."

Concurso Funpresp: provas serão no segundo semestre

Apesar das datas ainda não terem sido confirmadas e dependerem do cronograma que será fechado pela banca organizadora, a exepectativa da Funpresp é divulgar o edital nas próximas semanas e aplicar as provas ainda no segundo semestre de 2021.

A fundação já confirmou que a maioria das vagas vai compor áreas estruturais, como cadastro, arrecadação e concessão de benefícios, análise, controle e acompanhamento dos investimentos, concessões de crédito ao participante e cotização de contribuições. Além disso, outros setores como tecnologia, governança, jurídico, controle interno e negócios também serão contemplados.

Diretor de Administração da Funpresp-Exe, Cleiton dos Santos Araújo afirmou que a entidade está em uma fase ampla estruturação de suas atividades. Por isso viu a necessidade de realizar um concurso para aumentar seu quadro de pessoal, visando desafios atuais e futuros.

“Estamos reforçando a capacidade de trabalho das áreas de negócio que são responsáveis pelos processos-chave da Fundação. Precisamos realizar o concurso para melhorar ainda mais a qualidade de nossos serviços para os participantes. Queremos atrair pessoas qualificadas para trabalhar numa fundação que tem projetos ousados para crescer e se consolidar como uma das mais sólidas do país", disse.
O que é a Funpresp-Exe?

De acordo com informações retiradas do site do próprio órgão, a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe foi criada pelo Decreto nº 7.808/2012, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações.

A Funpresp é uma fundação sem fins lucrativos, de direito privado, com natureza pública e autonomia administrativa, financeira e gerencial. Por ter natureza pública, a Funpresp está sujeita à Lei nº 8.666/1993 (licitações públicas) e aos órgãos de controle e fiscalização, e deve realizar concurso público para provimento de quadro de pessoal técnico/administrativo.

Além disso, a Funpresp é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao Ministério da Economia.

Ficha Técnica Concurso Funpresp-Exe 2021 

Órgão: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe)
Status: Concurso autorizado
Vagas: 52
Cargos: Analista de Previdência Complementar
Escolaridade: Ensino Superior
Remuneração: R$ 6.848

ERRATA

Diferentemente do que divulgamos na última segunda-feira, 13 de julho, este concurso com 52 vagas para analista de previdência complementar será realizado pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), e não pela Funpresp-Jud, que também terá concurso, mas não sob essas condições e informações. A banca do concurso Funpresp-Jud será o Instituto AOCP.

O extrato de contrato confirmando a contratação do Instituto AOCP como banca organizadora responsável pelo concurso Funpresp-Jud foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 9 de julho.
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias