Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 17/05/2021 12h32 - Atualizado em 17/05/2021 13h36
Concurso CNPq: pedido para 112 vagas renovado (Foto: Divulgação)

Um novo concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) segue em pauta. O pedido de autorização para 112 vagas de analista em Ciência e Tecnologia (C&T), enviado em 2020, deve se renovado.

O quantitativo foi definido considerando o impacto orçamentário-financeiro nos parâmetros estipulados pelo Governo Federal. No momento, o pedido de concurso CNPq está em análise no Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações (MCTI). 

Posteriormente, até o dia 31 de maio, como determinado em lei, será protocolado junto ao Ministério da Economia. 

A carreira de analista em Ciência e Tecnologia do CNPq exige ensino superior em qualquer área. As atribuições do cargo são as seguintes: analisar, desenvolver, coordenar, orientar, executar, acompanhar, avaliar ou divulgar estudos, programas, planos, projetos, sistemas e correlatos, nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia, bem como realizar atividades inerentes à área de administração. 

Concurso CNPq: saiba como foi a última seleção

O último concurso CNPq ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 95 vagas, sendo 46 para analista e 49 para assistente I. A remuneração dos cargos, na época, foi de R$ 4.549,63 (analistas) e R$2.504,68 (assistentes), com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.

A seleção foi composta de 120 questões objetivas, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa e análise de títulos.

Conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, conhecimentos de informática, atualidades, língua inglesa e língua espanhola.

Ficha Técnica Concurso CNPq 2021

Órgão: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Status: Concurso solicitado
Vagas: 112
Cargos: Analista em Ciência e Tecnologia 
Escolaridade: Ensino Superior

blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias