Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 10/10/2016 11h02 - Atualizado em 17/10/2016 16h31

Na última quinta-feira (06/10), a sentença da Caixa Econômica Federal (CEF) requerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), do Distrito Federal, foi divulgada. O julgamento foi feito pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª região, que determinou a convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2014 pelo banco para os cargos de técnico bancário, engenheiro e técnico do trabalho.

De acordo com o documento, a Caixa precisa prorrogar a validade do concurso, apresentar um estudo de dimensionamento do quadro de pessoal, com indicativo das reais necessidades de contratações em um prazo de 6 meses e, na sequência, convocar e admitir 8 mil novos servidores, considerando o total de trabalhadores na época da elaboração da cláusula 50 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015.

A CEF já havia admitido 2.093 funcionários, entretanto, devido ao plano de desligamentos voluntários de mais de 5 mil profissionais, essas convocações foram apenas para a substituição imediata de empregados, o que não supre o número de contratações definido pelo ACT. A juíza estabeleceu que esse quantitativo de funcionários desligados somados aos 2 mil já previstos no acordo fossem contratados, chegando ao valor de 8 mil servidores.

Caso não apresente o levantamento durante o período previsto, o banco deverá pagar uma multa de R$ 500 mil.

 

Carência de funcionários


Enquanto corre o processo judicial, a Caixa Econômica Federal continua enfrentando um déficit de pessoal e a consequente sobrecarga de trabalho dos servidores.

No final do mês de agosto, representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, entregaram aos representantes das superintendências regionais as demandas da categoria por mais funcionários em diversas agências. O banco tem até o dia 30 de setembro para apresentar soluções dos problemas apresentados pela associação, segundo as regras do fórum.

A Caixa pode abrir um novo concurso público mesmo com a prorrogação do concurso anterior, desde que os remanescentes tenham prioridade na nomeação.

 

Concurso técnico bancário Caixa Econômica Federal


O último concurso do banco foi feito em 2014 e organizado pelo Cespe/UnB. O edital divulgado era para cadastro reserva do cargo de técnico bancário, que oferece vencimentos iniciais de R$ 3.622 e exige que o candidato possua nível médio.

Foram 1.156.744 inscritos em todo o país, sendo 33 mil classificados para o cargo.

blog

Outras Notícias