Central de Concursos
  • Por: José Lucas Brito - Publicado em 24/09/2021 16h34
Foto: Divulgação



Há duas semanas, a Fundação Cesgranrio lançou o edital para a Caixa Econômica Federal, que visa contratar 1.100 novos técnicos bancários (para as áreas tradicional e de Tecnologia da Informação) que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Além disso, basta o candidato ter nível médio de escolaridade para participar da seleção.

As provas objetivas e a redação estão marcadas para o dia 31 de outubro. Quem conseguir se inscrever até à próxima segunda-feira, 27 de setembro, terá de responder a 60 questões (30 de Conhecimentos Básicos e 30 questões Específico), que contemplavam as disciplinas de:

Conhecimentos Básicos (para técnico tradicional e de TI): Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada); Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos (para técnico tradicional): Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada); Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos (para técnico de TI): Tecnologia da Informação – 30 questões, cada uma valendo um ponto.

Para ser aprovado, o candidato deve atingir, pelo menos, 50% dos pontos no conjunto da prova de cada conhecimento (Básico e Específico). Além disso, para ter a redação corrigida, é preciso estar classificado na prova objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

Conteúdo programático para técnicos tradicionais

Para chegar no dia 31 de outubro com a maior parte das informações na ponta da língua e frescas na memória, é importante você ficar atento aos conteúdos que poderão cair na parte de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos para técnico, na modalidade tradicional.

Confira abaixo:

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). Colocação do pronome átono.

MATEMÁTICA FINANCEIRA

- Conceitos gerais - o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.

- Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.

- Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

- Juros Compostos - cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.

- Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.

- Sistemas de Amortização - sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes). 

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.

- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).

- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.

- Internet banking, Mobile banking e Open banking.

- Novos modelos de negócios.

- Fintechs, startups e big techs.

- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).

- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.

- Correspondentes bancários.

- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).

- Transformação digital no Sistema Financeiro.

- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.

- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.

- Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.

- Noções de Mercado de capitais.

- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.

- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.

- Taxas de câmbio nominais e reais;

- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.

- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.

- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.

- Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.

- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.

- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.

- Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98 e suas alterações); Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações.
- Autorregulação bancária.

- Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.

- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.

- Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.

- Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).

- Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).

- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque).

- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). - Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).

- Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF).

- Produtos: Abertura e movimentação de contas - documentos básicos.

- Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.

- Sistema de pagamentos brasileiro.

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

- Representação tabular e gráfica. Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). Cálculo de probabilidade. Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. População e amostra. Correlação linear simples.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

- Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint - versão O365).

- Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.

- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

- Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.

- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.

- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).

- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.

- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).

ATENDIMENTO BANCÁRIO

- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;

- Segmentação de mercado;

- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;

- Gestão da experiência do cliente;

- Aprendizagem e sustentabilidade organizacional;

- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;

- Gestão da qualidade em serviços;

- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.

- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.

- Ética e conduta profissional em vendas.

- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes.

- Utilização de canais remotos para vendas.

- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.

- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016.

- Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.

- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
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