Há duas semanas, a
Fundação Cesgranrio lançou o edital para a
Caixa Econômica Federal, que visa contratar 1.100 novos técnicos bancários (para as áreas tradicional e de Tecnologia da Informação) que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Além disso, basta o candidato ter nível médio de escolaridade para participar da seleção.
As provas objetivas e a redação estão marcadas para o dia 31 de outubro. Quem conseguir se inscrever até à próxima segunda-feira, 27 de setembro, terá de responder a 60 questões (30 de Conhecimentos Básicos e 30 questões Específico), que contemplavam as disciplinas de:
Conhecimentos Básicos (para técnico tradicional e de TI): Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada); Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos (para técnico tradicional): Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada); Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos (para técnico de TI): Tecnologia da Informação – 30 questões, cada uma valendo um ponto.
Para ser aprovado, o candidato deve atingir, pelo menos, 50% dos pontos no conjunto da prova de cada conhecimento (Básico e Específico). Além disso, para ter a redação corrigida, é preciso estar classificado na prova objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.
Conteúdo programático para técnicos tradicionais
Para chegar no dia 31 de outubro com a maior parte das informações na ponta da língua e frescas na memória, é importante você ficar atento aos conteúdos que poderão cair na parte de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos para técnico, na modalidade tradicional.
Confira abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). Colocação do pronome átono.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
- Conceitos gerais - o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.
- Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.
- Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
- Juros Compostos - cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
- Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.
- Sistemas de Amortização - sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
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Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).
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Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
- Internet banking, Mobile banking e Open banking.
- Novos modelos de negócios.
- Fintechs, startups e big techs.
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
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O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
- Correspondentes bancários.
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
- Transformação digital no Sistema Financeiro.
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Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
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Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
- Noções de Mercado de capitais.
-
Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
- Taxas de câmbio nominais e reais;
- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
-
Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
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Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
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Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98 e suas alterações); Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações.
- Autorregulação bancária.
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Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
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Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
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Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
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Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).
- Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque).
- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). - Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
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Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF).
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Produtos: Abertura e movimentação de contas - documentos básicos.
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Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
- Sistema de pagamentos brasileiro.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Representação tabular e gráfica. Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). Cálculo de probabilidade. Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. População e amostra. Correlação linear simples.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
- Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint - versão O365).
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Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
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Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.
- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.
- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
ATENDIMENTO BANCÁRIO
-
Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
- Segmentação de mercado;
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
- Gestão da experiência do cliente;
- Aprendizagem e sustentabilidade organizacional;
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Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
- Gestão da qualidade em serviços;
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Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
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Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
- Ética e conduta profissional em vendas.
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes.
- Utilização de canais remotos para vendas.
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016.
- Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo
Banco Central.
- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
-
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).