Central de Concursos
  • Por: Redação - Publicado em 21/01/2022 17h18
Concurso Caixa (Foto: Divulgação)

Pelas redes sociais, a Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, que "após o término da vigência do prazo do concurso de 2014 poderá ser realizado um novo concurso de ampla concorrência".

A mensagem da Caixa foi publicada no Twitter, em resposta à Rádio CBN. O banco não informou efetivamente quando um novo concurso Caixa será aberto, mas a informação deixa no ar a possibilidade de um novo edital ser divulgado muito em breve, já que há oito anos não é aberta uma ampla seleção para técnico bancário. O cargo exige o nível médio e tem remuneração de R$4.486,03 mensais.

No ano passado, o banco abriu uma seleção que foi destinada apenas a pessoas com deficiência (PcD’s). O concurso de 2014, que abrangeu todo o país, continua sub judicie em função de uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) que cobra a contratação de mais aprovados. No entanto, a publicação nas redes sociais demonstra que a pendência pode estar chegando ao fim e um novo concurso Caixa poderá surgir muito em breve. 

No ano passado, a Caixa Econômica Federal convocou mais aprovados do concurso de 2014, após a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) autorizar a ampliação do quadro em 3 mil funcionários, passando de 84.544 para 87.544.

A reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS já entrou em contato com a Caixa Econômica para saber se um novo edital já está sendo preparado internamente e se já houve um acordo com o MPT para se chamar mais aprovados e, finalmente, encerrar o prazo de validade da seleção de 2014. No entanto, até o momento desta matéria, o banco não respondeu.

Orientação é iniciar os estudos pelo programa de 2021

Embora ainda não se tenha uma data exata de quando será aberto o novo concurso Caixa, o diretor pedagógico da CENTRAL DE CONCURSOS, Marcos Brito, recomenda que os interessados já iniciem os estudos, tomando como base o programa da seleção aberta, ano passado, para 1.100 vagas de técnico bancário, exclusivas para PcD’s. 

“Como a Caixa já deixou no ar a possibilidade de um novo concurso ser aberto, eu recomendo que os interessados já iniciem os estudos. Como sempre digo, quem inicia a preparação com antecedência tem mais chances de ser aprovado quando o edital for divulgado. Tomem como base o programa da seleção de 2021, para PcD’s, pois certamente não deverá sofrer mudanças significativas”, orientou.

Conheça a estrutura do concurso Caixa de 2021

No concurso Caixa de 2021 para PcD’s, que teve a Fundação Cesgranrio como organizadora, os candidatos tiveram que responder a 60 questões objetivas, sendo 30 de Conhecimentos Básicos (dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática Financeira e dez de Conhecimentos Bancários) e 30 de Conhecimentos Específicos (cinco de Noções de Probabilidade e Estatística, dez de Informática e 15 de Atendimento Bancário).

O concurso também contou com uma prova discursiva, em que se exigiu dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo, em que a pontuação máxima a ser atingida é de 100 pontos.

Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisou obter, no mínimo, 50% dos pontos no conjunto da prova de cada conhecimento (Básico e Específico). Os 3.300 mais bem classificados tiveram a dissertação corrigida.
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias