Em meio aos preparativos para o maior concurso público da história, o Banco do Brasil teve o quadro de pessoal fixado nesta terça-feira, 17 de agosto, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). De acordo com a portaria, a autarquia passa a contar com um limite máximo de 94.955 vagas a serem preenchidas. Esse número representa que houve uma redução de 5.388 postos de trabalho em comparação com o quadro fixado em novembro de 2020 (100.343 vagas).
Esse dado foi analisado pelo diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas do BB, Thiago Affonso Borsari, que revelou o número de baixas que o banco sofre mensalmente: “Por mês, são cerca de 100 colaboradores que se desligam. E, de tempos em tempos, faz-se necessário repor essas saídas. É quando lançamos os concursos".
Tendo que convocar de forma imediata 2.240 aprovados no concurso de escriturários, o Banco do Brasil já sabe que terá que priorizar a reposição dessas vacâncias, lembrando sempre que o órgão tem outras 2.240 vagas a serem preenchidas pelo cadastro de reserva. Ou seja, essa redução do quadro de pessoal não prejudica o atual concurso, e além disso, as vagas oferecidas pelo novo edital servirão para suprir cada cargo que ficar vago até o último dia do período de validade. Que por sinal, poderá ficar em vigor por até dois anos, em caso de prorrogação.
Até porque, conforme já havia dito o próprio Thiago Borsari, o Banco do Brasil pretende utilizar todo o cadastro de reserva enquanto a seleção estiver em validade.
Concurso Banco do Brasil 2021: confira número de inscritos em São Paulo
A região do país que reuniu o maior número de participantes só podia ser a que abriga os estados mais populosos do país: é a Região Sudeste, com 595.690 inscritos. Dentro desse número, 268.903 inscritos disputam as 927 vagas destinadas ao estado de São Paulo. Como o Concurso do Banco do Brasil reserva 5% de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 20% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, esse total de inscritos em SP se divide em três grupos:
• Ampla Concorrência: 223.821 candidatos;
• Vagas para PCDs: 2.940 candidatos;
• Vagas para negros e pardos: 42.142 candidatos.
Por todo o país, o Banco do Brasil oferece um total de 4.480 vagas, contemplando as áreas comercial (escriturário tradicional), com 4 mil vagas, e de Tecnologia da Informação, com 480 vagas destinadas somente ao Distrito Federal. Para concorrer às duas áreas, basta ter nível médio completo.
Aqueles que conquistarem a aprovação nas provas objetivas e discursivas a serem aplicadas no dia 26 de setembro, ao ingressar no quadro de pessoal, receberão remuneração inicial de R$4.508,40. Dentro desse valor, estão inclusos benefícios como ajuda alimentação/refeição, cesta alimentação, auxílio-creche, auxílio ao filho com deficiência, previdência complementar e participação nos lucros e resultados (PLR). Os novos escriturários ainda terão direito a realizar cursos de capacitações, graduações, MBAs, mestrado e doutorado, oferecidos gratuitamente pela Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).
Prepare-se concurso Banco do Brasil 2021!
A Central de Concursos elaborou cursos específicos para o concurso de escriturário (agente comercial) do Banco do Brasil. Com o apoio dos melhores professores e material didático, você conseguirá a sua vaga.
Escolha aquele que melhor se encaixa ao seu perfil:
Ficha Técnica Concurso Banco do Brasil 2021
Órgão: BB - Banco do Brasil
Status: Edital publicado
Vagas: 4.480
Inscrições: prazo encerrado
Cargos: Escriturário
Escolaridade: Ensino Médio
Remuneração: R$ 4.508,40
Provas: 26 de setembro de 2021
Abrangência: Nacional