Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 20/09/2021 14h31 - Atualizado em 20/09/2021 15h40
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 16 de setembro, a Fundação Cesgranrio publicou em seu portal um documento em que informa os novos polos de aplicação das provas para escriturários do concurso Banco do Brasil 2021 em municípios dos estados do Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O objetivo é permitir que os candidatos residentes no interior possam realizar as provas ou no munícipio que moram ou na cidade mais próxima, o que evitaria que eles se desloquem para locais muito distantes. Confira a tabela abaixo:


Na semana anterior, a Cesgranrio já via feito a mesma retificação no edital, abrindo novos polos de provas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e, novamente, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (clique aqui e confira).   

Provas serão realizadas neste domingo, dia 26

Não é surpresa que a Fundação Cesgranrio tenha que fazer essa modificação nos locais de aplicação das provas, já que o concurso Banco do Brasil atraiu 1.645.975 inscrições, fazendo desse concurso o maior do país, com participantes moradores das grandes metrópoles até as cidades de menor porte populacional e econômico.  

Dentro desse número total de inscritos, 1.605.751 concorrerão às vagas de agente comercial (tradicional) 40.224 para as oportunidades de agente de tecnologia (TI). Só no estado de São Paulo, o concurso para escriturários do BB reúne 268.903 inscritos, sendo 223.821 para ampla concorrência, 2.940 para as vagas reservadas às Pessoas com Deficiência (PCDs) e 42.142 para as vagas reservadas às Pessoas Pretas e Pardas.

Todo esse grande contingente de participantes está na última semana de preparação até as provas, que vão acontecer neste domingo, 26 de setembro, com duração máxima de cinco horas. Os exames serão compostos por 70 questões (25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos), abarcando várias disciplinas.

Para agente comercial (escriturário tradicional) a prova objetiva, que valerá 100 pontos, será composta da seguinte forma:

Conhecimentos Básicos (valor total de 32,5 pontos)
• Língua Portuguesa - 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos;
• Língua Inglesa - 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
• Matemática: 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos; 
• Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

Conhecimentos Específicos (valor total de 67,5 pontos)
• Matemática Financeira - 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5pontos; 
• Conhecimentos Bancários - 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15pontos;
• Conhecimentos de Informática - 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos; 
• Vendas e Negociação: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos.

Já para o escriturário agente de tecnologia, a prova objetiva, que também valerá 100 pontos, será da seguinte forma:

Conhecimentos Básicos (valor total de 32,5 pontos)
• Língua Portuguesa - 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos; 
• Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos; 
• Matemática - 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos; 
• Atualidades do Mercado Financeiro - 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

Conhecimentos Específicos (valor total de 67,5 pontos)
• Probabilidade e Estatística - 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos; 
• Conhecimentos Bancários - 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos; 
• Tecnologia da Informação - 35 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 52,5 pontos.

Tanto para agente comercial como para agente de tecnologia, será eliminado do concurso Banco do Brasil 2021 o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% do total da pontuaçãodo conjunto das provas objetivas ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou de Conhecimentos Específicos ou obtiver nota zero em qualquer uma das disciplinas.

Também neste domingo, os candidatos serão submetidos à prova de redação, em que será exigida a produção de um texto em prosa no estilo dissertativo-argumentativo. O candidato deve atingir pontuação, no mínimo, 70 pontos para ser considerado classificado.

Mais de 4 mil vagas abertas

Para que o concurso Banco do Brasil 2021 atraísse o maior número de inscritos da história, o número total de vagas certamente chamou muito a atenção dos concurseiros do Oiapoque ao Chuí. São 4.480 vagas, sendo metade delas para ocupação imediata e a outra metade para o cadastro de reserva.

E sobre o cadastro de reserva, eis uma informação animadora para quem teme ficar no cadastro e não ser chamado durante o período de validade. O diretor de gestão da cultura e de pessoas do BB, Thiago Afonso Borsari, declarou em entrevista exclusiva à CENTRAL DE CONCURSOS, que pretende zerar o cadastro de reserva, pois o banco perde, em média, 100 funcionários a cada mês em função de aposentadorias, mortes e invalidez, por exemplo. Nesse fluxo, o Banco do Brasil registra cerca de 1.200 desligamentos por ano.

As oportunidades oferecidas pelo banco contemplam as áreas comercial (escriturário tradicional), com 4 mil vagas distribuídas em todo o país, e de Tecnologia da Informação, com 480 vagas somente para o Distrito Federal. Ainda há reserva de 5% das vagas abertas às Pessoas com Deficiência (PCDs) e destina 20% das vagas para cumprimento da cota para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988.

Os novos escriturários do Banco do Brasil receberão R$4.508,40 mensais, incluindo vários benefícios como ajuda alimentação/refeição, cesta alimentação, auxílio-creche, auxílio ao filho com deficiência, previdência complementar e participação nos lucros e resultados (PLR), além de conceder o direito ao escriturário de realizar cursos de capacitações, graduações, MBAs, mestrado e doutorado, oferecidos gratuitamente pela Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).

LEIA TAMBÉM: 

Ficha Técnica Concurso Banco do Brasil 2021

Órgão: BB - Banco do Brasil
Status: Edital publicado 
Vagas: 4.480 
Inscrições: prazo encerrado
Cargos: Escriturário 
Escolaridade: Ensino Médio
Remuneração: R$ 4.508,40
Provas: 26 de setembro de 2021
Abrangência: Nacional
blog

Cursos

Apostilas

Outras Notícias