Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 15/03/2018 12h06 - Atualizado em 15/03/2018 13h11
Na última terça-feira (13), a Cebraspe (antiga Cespe/UnB), banca do concurso da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), divulgou os gabaritos oficiais preliminares da prova que foi realizada no último domingo (11). Confira:
 
 
Os candidatos que não concordarem com com os gabaritos poderão solicitar recurso até as 18h desta quinta-feira (15). Todo o procedimento é feito pelo site da Cebraspe.
 
A equipe pedagógica da Central de Concursos elaborou recurso para algumas questões retiradas da prova.
 
 
Recurso: Prova da ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência) – CESPE – Direito Administrativo – 2018
 
Questão 27
Caso perceba irregularidades nas atitudes do sócio administrador da empresa, o Ministério Público poderá prorrogar por mais sessenta dias o prazo que vier a estabelecer para a comissão concluir o processo administrativo, fundamentando seu ato, por exemplo, na necessidade de busca e apreensão de documentos que se encontrem na residência do referido sócio, bem como de novas entrevistas e do processamento dessas informações.
Gabarito Oficial CESPE: (C) 
 
Recurso:
Não é da competência do Ministério Público conduzir o processo administrativo de responsabilização da pessoa jurídica. 
 
De acordo com a Lei 12.846/2013, a instauração e o julgamento do processo administrativo de responsabilização – PAR para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o a ampla defesa e contraditório e a ampla defesa (art. 8º).
 
A lei 12.846/2013 determina que “a comissão designada para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica, após a conclusão do procedimento administrativo, dará conhecimento ao Ministério Público de sua existência, para apuração de eventuais delitos”. Dessa forma, a comissão somente informará o MP ao final do PAR.
 
No entanto, o Ministério Público poderá propor as sanções e não terá competência para conduzir o processo, que seria aplicado pela autoridade administrativa apenas se houver omissão desta. Mas isso ocorrerá dentro do processo judicial, conforme descrito no art. 20, da Lei 12.846/2013.
 
Conforme o recurso acima apresentado e questão está errada (E). 
 
 
 
Recurso: Prova da ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência) – CESPE – Geografia – 2018
 
Questão 101
Baixos índices de desenvolvimento educacional em países docontinentes africano e asiático são fatores explicativos para as altas taxas de urbanização ali verificadas.
 
No gabarito oficial, o item 101 é considerado C (Certo). Todavia, apresenta problemas, deveria ser E (Errado):
 
-o baixo índice educacional na África e Ásia não é fator fundamental no processo de urbanização nestes continentes. Outros fatores são mais relevantes, a industrialização em alguns países, problemas no meio rural como concentração fundiária, expansão do setor terciário e pobreza rural.
 
-o item induz a generalização “países africanos e asiáticos” como de baixo índice de desenvolvimento educacional. Porém, muitos países asiáticos tem bons indicadores de educação: Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, China, entre outros.
 
-embora países africanos apresentem urbanização, muitos deles não apresentam altas taxas quando comparados a países de outros continentes
 
Questão 104
As transformações da produção fordista — produção em massa — para a produção flexível fortalecem a hierarquia urbana, devido à valorização do capital local e da regulação social.
 
No gabarito oficial, o item 104 é considerado C (Certo). Todavia apresenta problema, deveria ser E (Errado):
 
-o item afirma que o avanço da produção flexível em detrimento da fordista fortalece a hierarquia urbana. Entretanto, não especifica “qual modelo de hierarquia urbana”. Na verdade, a hierarquia urbana tradicional é enfraquecida, uma vez que o crescimento das redes de transportes, telecomunicações e informática tornam as cidades locais e médias menos dependentes das cidades de maior porte como as metrópoles. Isto é, a hierarquia também torna-se flexível.
 
blog

Outras Notícias