Central de Concursos
  • Publicado em 06/02/2014 00h00

Como funciona o cadastro reserva?

Esse tipo de seleção é muito promovido por áreas financeiras e bancárias.

É notável cada vez mais seleções para carreiras públicas, a partir de cadastro reserva. Quando muitos se deparam com essa informação nos editais, acabam surgindo dúvidas sobre como funciona de fato o cadastro reserva.

 

O que é?

O cadastro reserva é um recurso que está previsto na constituição legal do país.

Em primeiro lugar, o candidato deve ler atentamente o edital para verificar se o concurso está sendo feito somente para a formação de cadastro reserva, ou se além deste o concurso também oferece uma quantidade de vagas imediatas.

Nesta segunda situação é preciso saber que, os primeiros classificados no concurso preencherão as vagas imediatas e os seguintes, o cadastro reserva.

 

Como surgem esses cadastros?

As vagas do cadastro reserva na verdade ainda não existem efetivamente, mas, com o regimento de muitas instituições não permitem que sejam feitos muitos concursos em um curto espaço de tempo, a instituição que busca contratar precisa prever as vagas que poderão ser abertas no próximo tempo em que não poderá realizar um novo concurso.

Um bom exemplo tem sido o novo concurso da Caixa Econômica Federal. A nova seleção formará um banco com 29.981 aprovados em todo o Brasil, sendo 7.785 só no Estado de São Paulo: 2.690 para o pólo da capital, 5.039 para o interior e 56 para a área de Tecnologia da Informação.

Uma amostra do grande número de convocações está no último concurso realizado em 2013, até 24 de janeiro, 18.164 aprovados foram convocados, sendo 14.524 admitidos.

Portanto, em momentos de grandes concursos com formação de cadastro reserva é importante estar bem preparado, conseguir uma boa colocação e assim, adiantar sua nomeação ao cargo.

blog

Outras Notícias