Central de Concursos
  • Publicado em 18/12/2015 12h33
Professor da Central de Concursos Adalberto Pinto
A primeira coisa é identificar quais são os seus talentos. Essa escolha deve começar por um autoconhecimento, ou seja, pela identificação daquilo que você já faz com facilidade, gosta de fazer e inclusive é elogiado por isso. 
 
Procure identificar quais são os seus interesses, o que te motiva. Indiretamente, você estará determinando as disciplinas com as quais lida com mais facilidade e isso vai ajudar muito. 
 
Faça uma lista com as atividades que você gostaria de exercer e outra com aquelas que você já sabe que não gosta. Após definido as áreas de mais afinidade, informe-se sobre as opções de cargos disponíveis. Procure saber sobre a atuação de cada cargo, as características exigidas do profissional daquela carreira. Elas são condizentes com suas habilidades? Os editais normalmente mencionam qual será a atividade dos cargos em disputa.
 
Quando sentir que já está chegando a alguma conclusão, procure conversar com profissionais da área pretendida. Procure por respostas do tipo: Como é o dia a dia de sua função? Quais são as maiores dificuldades? Conhecer a realidade da profissão evita que os candidatos se desiludam com a escolha.
 
blog

Outras Notícias