Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 01/09/2016 16h00 - Atualizado em 01/09/2016 17h15
A Central de Concursos participou do 1º Fórum Nacional de Concursos Públicos da ANPACAssociação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, realizado ontem (31/08), em Brasília/DF. O evento contou representantes de diversas entidades de classes do setor público, como o Sindicato Nacional dos Funcionários da Banco Central, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Sindicato Nacional dos Policias Federais, Associação dos Servidores da Agencia Brasileira de Inteligência, entre outras. 
 
O objetivo do encontro foi discutir o cenário de concursos públicos no âmbito federal, a contratação de terceirizados para a realização de atividades exclusivas de servidores públicos e o elevado número de cargos comissionados nas diversas esferas do funcionalismo público.
 
Diante do aumento de aposentadorias com o iminente fim do abono de permanência, a necessidade da liberação de novos concursos a curto prazo foi abordada em praticamente todos os discursos. Até 2020, no caso do executivo federal, caso ocorram estas baixas, fala-se em uma redução de 40% dos servidores, o que causaria um colapso na máquina pública. 
 
“É notória a necessidade de abertura de concursos em diferentes áreas do funcionalismo público, sendo a sua suspensão indiscriminada uma estratégia questionável. Órgãos de arrecadação e fiscalização como a Receita Federal, por exemplo, poderiam ajudar no crescimento do País, caso tivessem mais servidores exercendo suas funções", afirmou Jaime Kwei, Diretor da Central de Concursos.
 
Entraram na pauta, também, assuntos como a aprovação da Lei Geral de Concursos ou Estatuto do Concurso Público, o cadastro reserva e seus aspectos de legalidade e necessidade, e o combate à pirataria impressa e digital.
 
1º Forum Nacional de Concursos Públicos da ANPAC
Ana Palmira Arruda Camargo, Diretora de Comunicação do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho)
 
1º Forum Nacional de Concursos Públicos da ANPAC
Esquerda: Carlos Eduardo Sobral, Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal / Direita: Jaime Kwei, Diretor da Central de Concursos
 
1º Forum Nacional de Concursos Públicos da ANPAC
Jaime Kwei e Carlos Terra Estrela, Presidente da ASBIN (Associação dos ervidores da Agência Brasileira de Inteligência)
blog

Outras Notícias