Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 22/05/2019 12h33 - Atualizado em 22/05/2019 13h36

Novidades em relação ao último concurso público realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), em 2014. No último dia 17 de maio, o banco informou que os candidatos aprovados no certame serão convocados este ano, com o início das convocações previsto já para o dia 3 de junho. As contratações serão realizadas simultanemente ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) anunciado pelo banco.

 

De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, o intuito foi o de fortalecer o atendimentos nas agências. "É importante focar em colocar as pessoas na rede, que é o principal contato da Caixa com os mais de 93 milhões de clientes que temos", afirmou o presidente. Os candidatos convocados serão alocados nas agências do banco, respeitando as necessidades estratégicas verificadas pela institução.

 

Já em relação ao PDV, o prazo para adesão iniciou na segunda-feira (20), e ficará disponível até o dia 7 de junho. Será oferecido um incentivo financeiro aos funcionários que se enquadrarem nas regras do programa.

 

A Caixa tem enfrentado grande carência de funcionários, com o efetivo da empresa reduzindo de 101 mil funcionários, em 2014, para 85 mil ao final de 2018. A redução aconteceu por conta dos diversos planos de demissão e aposentadoria promovidos pelo banco, sem que houvesse novos concursos e convocações para repor as perdas de pessoal.
 

 

Concurso com validade congelada

 

O concurso Caixa 2014 foi para a formação de cadastro reserva das carreiras de técnico bancárioengenheiro e médico do trabalho. Apesar da convocação de parte dos aprovados, cerca de 30 mil candidatos ainda aguardam serem convocados.

 

A validade do concurso foi de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Já levando em conta a prorrogação, o prazo expirou dia 16 de junho de 2016 para técnicos e 26 de junho do mesmo ano para engenheiros e médicos.
 

A não convocação dos aprovados originou um processo que tramita desde o início de 2016. Na época, o Ministério do Público do Distrito Federal e Tocantins ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade do concurso e, assim, tivesse mais tempo para chamar os aprovados no concurso Caixa 2014.
 

 

Último concurso Caixa Econômica Federal

 

O último concurso Caixa Econômica Federal teve como banca organizadora o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Os candidatos foram submetidos a duas avaliações escritas, uma de caráter objetivo e outra de caráter discursivo. A prova discursiva se resumiu à elaboração de uma redação dissertativa de trinta linhas. A prova objetiva seguiu o modelo padrão do Cebraspe, composta por 120 questões de Certo e Errado, onde cada resposta incorreta anulava uma certa. A questões foram distribuídas da seguinte forma: 14 de Língua Portuguesa, 36 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

 

O cargo de técnico bancário oferece vencimentos iniciais de R$ 3.622 e exige que o candidato possua nível médio. Já as carreiras de engenheiro e médico do trabalho são para profissionais com o nível superior.
 

 

LEIA TAMBÉM
 

 
blog

Outras Notícias