Central de Concursos
  • Publicado em 12/01/2012 00h00
O início do ano é um bom momento para fazer planos e buscar, exaustivamente os objetivos.

Se um desses planos é trabalhar no setor público, temos uma ótima notícia: entre editais lançados e seleções previstas serão 17.622 oportunidades, então, informe-se das opções que serão oferecidas durante 2012 e comece a se preparar desde já. Persistência é um item que não pode faltar no seu roteiro de estudos.

Veja o que o ano novo nos reserva no setor público:
Caixa Econômica Federal: Ao todo, o banco pretende contratar, até o final deste ano, 5.000 servidores entre cadastro reserva e candidatos aprovados em concursos anteriores As vagas serão distribuídas entre os cargos de técnico bancário, advogado, arquiteto e engenheiro.

Banco do Brasil: Está previsto concurso para escriturário para cadastro reserva. A previsão é que o concurso ocorra ainda no primeiro semestre de 2012. O salário é de R$ 1.760,00 mais benefícios.

Polícia Federal: Concursos aguardados com grande expectativa. Com salários atraentes, as seleções costumam arregimentar um número elevado de candidatos, 1.200 vagas já estão autorizadas para os cargos de agente (500), papiloscopista (100), delegado (150), perito (100), escrivão (350).

Petrobrás: Até 2015 espera contratar 17 mil novos funcionários, duas seleções por ano.

Governo de São Paulo: Na Polícia Civil, serão 3.752 vagas e 3.266 para área da saúde, oportunidades na área de educação haverão também.

Muitas vagas também para o poder público Federal
Boas notícias também para o setor público Federal; 145.755 vagas estão autorizadas no orçamento de 2012:
Poder Judiciário: Previsão de oferta de 3.699 vagas, sendo 2.741 para a Justiça do Trabalho.
Poder Executivo: Previsão de 136.785 vagas que serão preenchidas escalonadamente.

Prepare-se bem e comece o quanto antes
Aqui vão algumas dicas valiosas para conseguir seu objetivo:
- A primeira delas: estudar, estudar e estudar. Hoje não é como há 20 anos, quando os inscritos não chegavam à metade das inscrições de hoje, a concorrência, portanto, é grande, além disso, os candidatos de hoje inscrevem-se para muitos concursos que ocorrem durante o ano todo.
- Recomenda-se, para quem já faz curso, 15 horas semanais de estudo, além das aulas.
- Não espere sair o edital, inicie seus estudos através de editais anteriores.
- Se você não faz curso, busque bibliotecas on line, sites de estudo, livros e apostilas especializados.

Finalmente, atente para dois pequenos, mas importantes detalhes:
1. 80% das matérias básicas são as mesmas para a maioria dos concursos, se estudar para um estará estudando para outros concursos.
2. Persista! Poucos candidatos conseguem passar no primeiro concurso que prestam, a cada seleção vai se acumulando experiência, importante para o objetivo final.
blog

Outras Notícias