O pedido de
concurso público para preenchimento de
148 vagas na
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL) ainda aguarda autorização por parte do Ministério do Planejamento. Feita em 2017, a solicitação teve avanços recentes dentro do Ministério, voltando a tramitar na Divisão de Concursos Públicos do órgão. Com os novos avanços, a expectativa é que a autorização saia ainda este ano.
Sobre a Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica, autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, tendo iniciado suas atividades em dezembro de 1997. Suas principais atribuições são:
• Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
• Fiscalizar as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
• Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
• Estabelecer tarifas;
• Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores;
• Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.
Último concurso Aneel
O último concurso ANELL foi realizado em 2010. Na oportunidade, 55.533 candidatos se inscreveram para concorrer a 186 vagas distribuídas entre os mesmos cargos contemplados na solicitação deste ano.
Com o
Cebraspe (antigo Cespe/UnB) como banca organizadora, a seleção foi composta por uma prova objetiva com 120 questões de múltipla escolha e a elaboração de uma redação dissertativa de até 30 linhas. Os candidatos aos cargos de nível superior ainda tiveram que responder de forma discursiva a duas questões sobre temas de Conhecimentos Específicos.
Todas as vagas foram destinadas para
Brasília (DF), onde fica a sede da
ANELL, mas as provas foram aplicadas em todas as capitais do Brasil.