Central de Concursos
  • Publicado em 26/02/2016 16h54
Concentração em sala de aula
 
O problema é que muitas vezes é difícil estar em uma sala de aula e compreender tudo aquilo que o professor está falando. Você está sentado lá, normalmente cansado por um dia cheio de outras atividades e o professor escrevendo e falando sem parar. Por vezes, não é um cara muito eloquente e você fica tão entediado com tudo isso que nem consegue perceber o que entendeu e o que não entendeu e mal percebe que não terá oportunidade de esclarecer aquele assunto depois.
 
Normalmente, os bons professores e professoras seguem regra para tentar manter a atenção dos alunos. Basicamente, ela consiste em a cada 15 a 20 minutos fazer qualquer coisa que toque na emoção do aluno e isso normalmente funciona, mas nem todos os professores agem assim. 
 
Independente de como o seu professor está atuando, tenho aqui 3 dicas que podem ajudá-los:
 
1 - Tente conhecer preliminarmente a matéria que o professor vai dar naquela aula. Para isso você precisa sempre se certificar que, ao final da aula, ele informe o assunto que irá abordar no próximo encontro. De posse desta informação, tenha acesso ao material relativo a aquele tema e dê uma boa lida antes. Talvez o conteúdo não faça muito sentido para você naquele momento, mas quando estiver na aula ouvindo-o novamente, você verá que ajudou muito.
 
2 - Tenha junto a você uma garrafinha com água e vá bebericando de tempos em tempos. A ideia é manter-se desperto o tempo todo. Movimente-se, não fique perfeitamente acomodado na carteira como se estivesse para dormir. O seu cérebro entra na sua e é exatamente isso o que irá acontecer.  
 
3 - Não tenha receio de fazer perguntas. Você está assistindo à aula porque tem interesse naquela matéria. Muitas vezes você fica meio acanhado em fazer perguntas porque ninguém está perguntando nada, mas, na maioria das vezes, aquela sua dúvida é a mesma de outros que estão fingindo que entendem para não perguntar. Silenciosamente, algumas pessoas vão ficar incomodadas e outras vão ficar agradecidas pois estavam com a mesma dúvida. Ao mesmo tempo você estará dando a dica para o professor de que alguns pontos precisam ser mais bem trabalhados ou que ele precisa adequar a velocidade de sua apresentação. Isto lhe dará uma chance para recuperar o atraso, começar a entender o que está acontecendo antes de ele ou ela saltar para o tópico seguinte e deixá-lo para trás.
 
Bons estudos!
 
blog

Outras Notícias