Central de Concursos
  • Por: Yuri Salso - Publicado em 21/07/2017 08h58 - Atualizado em 21/07/2017 11h08

Os profissionais que desejam obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) ainda podem se inscrever no 2º Exame de Suficiência de 2017 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). De acordo com a FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade), devido à instabilidade no sistema de inscrições, o prazo será estendido para a próxima semana, ainda sem data definida. As participações devem ser garantidas pelo site da FBC ou pelo site do CFC. O valor da taxa é de R$ 110.


A prova será aplicada no dia 1º de outubro (domingo), das 9h30 às 13h30, em locais que serão divulgados no site da inscrição a partir das 17h do dia 18 de setembro de 2017.

 



Edital Exame de Suficiência CFC 2/2017
 

 

Curso preparatório Exame de Suficiência do CFC


Central de Concursos, referência na área de concursos públicos, oferece curso preparatório presencial para o Exame de Suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), também conhecido como Exame de Suficiência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

O curso tem como objetivo oferecer a melhor preparação do mercado para aqueles que vão prestar o Exame de Suficiência do CFC, propiciando ao aluno a oportunidade de rever os conceitos estudados no curso de graduação, de forma direcionada à resolução de questões. Com foco nos principais conteúdos e conceitos que são exigidos pelo exame, a ideia é conciliar sempre a teoria com a prática.

 

Exame de Suficiência CFC


Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e o primeiro formato de avaliações durou até 2004, ano em que o Exame foi suspenso. Em 2010, foi instituído o projeto de lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46, retomando as avaliações.

De acordo com a nova Lei, os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão caso cumpram os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) é a instituição responsável pela aplicação do Exame. A prova possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (a, b, c, d). Para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 25 questões.

As disciplinas cobradas no Exame são: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Língua Portuguesa Aplicada.

 

Últimas provas Exame de Suficiência CFC


A prova da última edição do Exame de Suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis foi aplicada no último dia 26 de março.


Prova, gabarito e lista de aprovados na primeira edição do Exame de Suficiência 2017:

• 1º Exame de Suficiência 2017

• Gabarito oficial Exame de Suficiência 1/2017

 Lista de aprovados Exame de Suficiência 1/2017

 
Confira todas as últimas provas do Exame:
 

1º Exame de Suficiência 2011

 

2º Exame de Suficiência 2011

 

1º Exame de Suficiência 2012

 

2º Exame de Suficiência 2012

 

1º Exame de Suficiência 2013

 

2º Exame de Suficiência 2013

 

1º Exame de Suficiência 2014

 

2º Exame de Suficiência 2014

 

1º Exame de Suficiência 2015

 

2º Exame de Suficiência 2015

 

1º Exame de Suficiência 2016

Bacharel

 

2º Exame de Suficiência 2016

Bacharel

 

CRC Jovem

 
Os Conselhos Regional e Federal de Contabilidade criaram a Comissão CRC Jovem, formada por representantes do CRC de cada Estado (no caso de São Paulo, CRC-SP), para manter uma relação mais próxima com os estudantes e profissionais recém-formados.
 
Esse programa para os novos contadores consiste em, basicamente, dar dicas e informações técnicas, incentivando a participação destes jovens no Exame de Suficiência, além de mostrar as oportunidades que mercado oferece.
blog

Outras Notícias